Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 30/08/2019
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 02 do Departamento de Psicologia
TÍTULO: LUZ E ESCURIDÃO: A ARTE DA MORTE E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS ENTRE OS ADEPTOS DO MOVIMENTO MUSICAL DEATH METAL
PALAVRAS-CHAVES: Death Metal, Morte, Processos de Subjetivação, Cultura, Estética.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
Esta pesquisa visa entender a produção da subjetividade entre apreciadores do “Death Metal” a partir da relação entre cultura e morte. O Metal da Morte, o qual diz respeito a uma das inúmeras ramificações do “Rock and Roll”, ou seja, mais especificamente, a vertente do “Heavy Metal” ou Metal Pesado como é conhecido na cena musical. A pesquisa tem como objetivo compreender os processos de subjetivação do “Death Metal”. Tem intuito de descrever o início da história do Rock and Roll e suas derivações, dentre elas o Heavy Metal e seus atributos culturais, compreender a relação da morte com o “Death Metal” e por fim, observar a influência da estética no sentido das vestimentas e sonoridade do gênero musical dos sujeitos pesquisados. A presente dissertação foi realizada através de uma pesquisa descritiva e de abordagem qualitativa onde foram utilizados registros de campo, áudio visual, discografia, entrevista em mídia especializada, variado conjunto documental, questionário semiestruturado com inspiração metodológica na Etnografia. Sabendo que a morte possui diversos significados, crenças, valores e interpretações, variando de cultura para cultura acrescido de aportes histórico-culturais, considera-se que a morte biológica é a falência/deterioração do corpo; enquanto a morte é sempre histórico-cultural. A pesquisa tem como estrutura apresentação do referencial teórico em três capítulos. O primeiro capítulo trata de temas relacionados a subjetividade, cultura, Rock e Heavy Metal. Ressalta-se que o segundo capítulo foi voltado para o próprio gênero musical, onde são abordadas suas principais características históricas, sonoras, visuais e estéticas sobre o Death Metal. No terceiro capítulo, houve a divisão de Eixos Temáticos para explicar os aspectos da subjetivação do grupo pesquisado.