Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREIA SANTANA FELICIO
DATA: 26/01/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula PPGPSI
TÍTULO: Ansiedade, estresse e estratégias de coping em adolescentes de escolas particulares que irão prestar vestibular para medicina.
PALAVRAS-CHAVES: Vestibular, adolescentes, coping.
PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
Este projeto tem por objetivo identificar os níveis de ansiedade, estresse e estratégias de enfrentamento em adolescentes que irão prestar vestibular para o curso de Medicina. É comum que o momento de escolha profissional coincida com o período de desenvolvimento da adolescência, fase esta, que o indivíduo passa por diversas mudanças físicas, psicológicas e sociais, que exigem uma série de comportamentos assertivos para lidar com as situações estressoras. O adolescente que escolhe prestar vestibular para o curso de Medicina irá enfrentar um alto número de concorrência, pressão familiar e social, que poderá produzir ansiedade e estresse. A escolha do tema “Estresse, Ansiedade, e Estratégias de Coping em adolescentes que irão prestar vestibular para o curso de Medicina” justifica-se pela necessidade de um maior aprofundamento sobre a temática, visto que após pesquisas nos bancos de dados: Scielo, Lilacs, Pepsico e Medline no período entre 2012 a 2017, poucos estudos foram encontrados no Brasil a respeito do tema. Trata-se de um estudo misto, sendo a parte qualitativa de caráter descritivo analítico e o quantitativo é um caso controle, os dados quali e quanti serão analisados respectivamente através da Análise de Conteúdo de Bardin (2009) e do software “SPSS versão 21.0”. Os instrumentos utilizados serão: 1- Questionário semiestruturado com objetivo de conhecer dados sociodemográficos e outros dados significativos, 2 – Teste de Ansiedade de Gonzaga (2016); 3 – Escala de estresse para adolescentes (Tricoli, 2002); 4 - Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus adaptado (Savóia, Santana & Mejias, 1996).