Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZELIA DOS ANJOS OLIVEIRA SANTOS
DATA: 30/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGPSI
TÍTULO: O preconceito racial e discriminação contra o negro em crianças brancas e não brancas da cidade de Alagoinhas-Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Estereótipos, preferência, discriminação, criança.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
presente dissertação apresenta um estudo que teve o objetivo de analisar o preconceito racial e discriminação contra o negro em crianças brancas e não brancas da cidade de Alagoinhas-Bahia. Especificamente, verifica-se os estereótipos atribuídos aos grupos negro e branco; as preferências para os grupos branco e negro; e a discriminação racial. Para atingir esses objetivos procedeu-se a uma análise dos principais conceitos e pesquisas sobre o tema, assim como um estudo empírico que são apresentados em três capítulos, e ainda a introdução e as considerações finais. Na introdução apresenta-se os aspectos gerais sobre o fenômenos do preconceito na sociedade e fazemos a organização da dissertação. No capítulo I, aborda-se o preconceito e seus principais componentes. No capítulo II, discute-se a socialização do preconceito e o preconceito na infância. No capítulo III, apresenta-se os aspectos metodológicos do estudo empírico, que contou com uma amostra de 112 crianças com idades entre 5 e 12 anos. Nesse capítulo apresenta-se ainda os principais resultados e a discussão. Os resultados do estudo empírico ao nível dos estereótipos demonstraram que independentemente da cor da pele as participantes atribuíram mais traços negativos do que positivo ao negro do que ao branco; crianças mais novas atribuíram mais traços negativos ao negro do que as crianças mais velhas. Com relação as preferências as participantes demostraram preferência para o branco; e crianças mais novas mais do que as mais velhas escolhem o branco para irmão, amigo e dar o doce. Observou-se ainda que de maneira geral as participantes discriminam o alvo negro; crianças mais novas discriminariam o alvo negro comparativamente as mais velha. Esses resultados foram discutidos com base nas teorias da socialização do preconceito. E finalmente, nas considerações finais discute-se as implicações desses resultados para os estudos sobre o preconceito na infância e os apontamento para estudos futuros