Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA CRISTINA SILVA SANTOS
DATA: 12/07/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência do Departamento de Engenharia Elétrica
TÍTULO: Condutas autolesivas e bullying em adolescentes de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Condutas autolesvias; Bullying; Adolescentes; Sergipe.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
Sabe-se que contextos negativos ou estressores levam os indivíduos a procurar formas de lidar com eles, muitas Condutas autolesivas podem ser consideradas um problema de saúde pública por provocarem danos psicológicos e físicos importantes para vítimas, seus amigos e familiares. Entender esse comportamento ajuda a explicar o que facilita o engajamento das pessoas em outros comportamentos que trazem perigo a si mesmas, inclusive não saudáveis, como alcoolismo e dependência química, por exemplo. Vê-se que o comportamento autolesivo e o bullying são fenômenos que têm emergido e chamado atenção de pesquisadores, principalmente no período da adolescência e no contexto escolar, que têm sido apontado como local em que se observa a maior prevalência. Nesse sentido, o presente trabalho buscou investigar as possíveis relações entre condutas autolesivas e bullying em adolescentes sergipanos, cujos objetivos específicos são analisar as possíveis relações das condutas autolesivas e variáveis sociodemográficas. Foram realizados 3 Estudos: o primeiro estudo trata-se de um artigo teórico que conceitua, classifica e descreve as condutas autolesivas em relação aos períodos desenvolvimentais, principais fatores associados, formas de avaliação, tratamento/intervenção e prevenção; o segundo estudo se trata de um artigo empírico de rastreio e distribuição social do bullying em adolescentes sergipanos; por fim, o terceiro e principal estudo investigou possíveis relações entre condutas autolesivas e bullying, bem como entre condutas autolesivas e o perfil sociodemográfico de uma amostra do Estado de Sergipe composta por adolescentes. A presente dissertação, em geral, atendeu todos os objetivos. Primeiramente, agregou à literatura sobre condutas autolesivas, o que contribui para o estudo da temática ao reunir os principais achados da literatura. Em segundo lugar, com o rastreio do bullying no Estado de Sergipe, foi possível confirmar a prevalência do fenômeno por meio de uma escala de rápido diagnóstico, tornando possível usá-lo como variável no Estudo 3. Por fim, ao se identificar a ocorrência da prática autolesiva, bem como fatores precipitadores ou reforçadores do ato, tornou-se possível classifica-la a partir de grupos específicos da população, objetivo primordial do trabalho como um todo.