Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO PEREIRA DE ALMEIDA
DATA: 31/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 01, Didática 05
TÍTULO: Tradução, adaptação e validação do Servant Leadership Questionnaire - SLQ (Escala de Liderança Servidora - ELSE)
PALAVRAS-CHAVES: Liderança servidora, adaptação, estudos de validação, psicometria, língua portuguesa.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
O objetivo do estudo foi traduzir, adaptar e validar o Servant Leadership Questionnaire (SLQ) a fim de criar a Escala de Liderança Servidora (ELSE) para o uso no Brasil. Empreendeu-se um estudo psicométrico de corte transversal, com alunos e servidores efetivos e terceirizados da Universidade Federal de Sergipe, com mais de 18 anos, que possuíssem chefe imediato e estivessem trabalhando a no mínimo três meses na empresa atual. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a escala SLQ (traduzida e adaptada neste estudo), além de uma escala de satisfação com o trabalho (EST) e uma de liderança transformacional e transacional. Responderam aos instrumentos um total de 361 participantes, sendo 337 válidos (93%). Foram realizadas análises descritivas (médias, desvio-padrão e frequências) dos instrumentos utilizados e, para realizar a validade fatorial da ELSE, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória, com Fatoramento dos Eixos Principais e rotação Promax, além da avaliação da confiabilidade com o alpha de Cronbach (α). Para a análise de validade convergente, empregou-se a correlação de Pearson (r) entre as dimensões da ELSE e a Escala de Atitudes frente a Estilos de Liderança, que mensura os estilos de liderança transformacional e transacional. Para a análise preditiva, foi utilizada a Regressão linear em que, no modelo, as dimensões da ELSE eram variáveis independentes e a satisfação com a chefia (dimensão da EST) era a variável dependente. A análise de dados foi feita no Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 19.0. A solução final apresentou 3 fatores, totalizando 47,7% de variância explicada do instrumento, a saber: (a) Influência Visionária (α = 0,87; 9 itens), (b) Servidão (α = 0,88; 9 itens) e, (c) Intendência Organizacional (α = 0,83; 5 itens). Foi possível constatar a validade convergente da nova escala, que apresentou correlações moderadas e significativas com a liderança transformacional. A validade preditiva também foi confirmada, visto que as dimensões da nova escala explicaram 48% da variância explicada da satisfação com a chefia. As limitações do estudo referem-se a: falta de grupos comparáveis, baixo número de participantes e amostragem não-probabilística. Sugere-se para pesquisas futuras a investigação da estrutura fatorial encontrada neste estudo.