Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANE DE SOUZA GONCALVES
DATA: 21/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do NPGED
TÍTULO: AUTOEFICÁCIA ACADÊMICA E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR.
PALAVRAS-CHAVES: Evasão, Ensino Superior, Auto eficácia.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
O presente estudo contemplou, como objetivo geral, investigar a relação da autoeficácia e a evasão em alunos evadidos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe e, como objetivos específicos, analisar o nível de evasão e mobilidade no curso de Licenciatura em Matemática, assim como identificar os motivos da evasão e relacionar o perfil dos estudantes às crenças de autoeficácia e os motivos do abandono do curso. Este estudo tem por amostra 60 sujeitos, sendo (n= 38; 63,3%) do sexo masculino e (n=22; 36,7%) do sexo feminino. Com idade entre 20 a 44 anos. Os dados foram coletados via web, fazendo-se uso de um questionário de caracterização, que verificava aspectos sociodemográficos, investigava os motivos para a escolha do curso, os problemas com o curso e os motivos para a evasão, e uma escala do tipo likert de autoeficácia acadêmica na formação superior.Foram realizadas análises descritivas (médias, desvio-padrão e frequências) e inferenciais (teste t de Student, ANOVA, correlação de Pearson (r)). A análise dos dados permitiu verificar como resultados que o principal motivo para a escolha do curso de Licenciatura em matemática foi por oferecer melhores oportunidades de emprego (M=3,78; dp=1,65); o principal problema com o curso, apontado pela amostra, foi a qualidade de ensino (M=3,63; dp=1,72) e o motivo central para a evasão do referido curso foi o trabalho (M=4,15;dp=2,00). A evasão não correlacionou-se com a autoeficácia. Mas uma ANOVA One Way mostrou o efeito do motivo instabilidade na carreira como importante para evadir-se do curso,nos participantes com baixa autoeficácia.