Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYANE NASCIMENTO HUBER
DATA: 03/07/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala12, Didàtica 06.
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DAS NORMAS SOCIAIS EM CRIANÇAS
PALAVRAS-CHAVES: criança, norma social, moralidade, preconceito racial.
PÁGINAS: 67
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO:
O presente estudo tem como objetivo investigar em que período do desenvolvimento da criança as normas sociais interferem na expressão do preconceito. A fim de atingir esse objetivo investigou-se 80 crianças brancas de 5 a 8 anos de idade e ambos gêneros a respeito do seu conhecimento sobre moralidade, normas sociais e preconceito. Algumas predições orientaram esse trabalho: a) A partir dos sete anos de idade as crianças demonstraram com segurança o reconhecimento de regras gerais. Uma análise de Contingência (Qui-quadrado) demonstrou a confirmação parcial dessa hipótese, pois a compreensão sobre o que é moralmente correto já se apresenta aos cinco anos de idade mesmo em situações intergrupais. b) As normas das próprias participantes (normas pessoais) para os grupos brancos e negros não se diferenciam das normas do grupo de referência (normas sociais) para esses grupos. Essa predição foi parcialmente confirmada tendo em vista que a percepção normativa dos participantes mais novos quando analisam o grupo dos negros diferencia-se da norma do grupo de referência. c) Participantes com idades superiores a sete anos tenderão a discriminar o alvo negro na ausência da entrevistadora e não na presença. Uma ANOVA com medidas repetidas demonstrou que essa hipótese não foi confirmada, a discriminação do negro ocorreu independentemente da idade e da presença ou ausência da entrevistadora.