Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANNE SOUZA FIGUEIREDO
DATA: 27/11/2014
HORA: 18:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: O ARROCHA A SENSUALIDADE SELVAGEM DOS CAFONAS UMA DISCUSSÃO SOBRE DESQUALIFICAÇÃO SOCIAL.
PALAVRAS-CHAVES: Arrocha; Funk Carioca; Sociedade; Preconceito; desqualificação.
PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
O presente trabalho versa sobre a possível desqualificação do ritmo musical de origem baiana, o Arrocha, inspirado na música brega, como também, sobre a sua possível representação de determinado segmento social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, tem-se como basilar, as obras de Vera Malaguti, Gilberto Freyre, Paulo Cesar de Araújo, Durval Muniz Albuquerque e Hermano Vianna, além da utilização de reportagens e páginas online para o desenvolvimento das entrevistas e pesquisa de campo. Para tanto, parte-se da definição do Arrocha descrita em uma página online que apresenta uma comparação deste ritmo com o Funk Carioca, visto que ambos são criticados, mas em contrapartida, satisfazem culturalmente parte da sociedade e atingem grande sucesso. Partindo da ideia de que o Arrocha é um movimento cultural voltado para as classes populares, o objetivo desta pesquisa é desenvolver análises e discussões sobre que local o Arrocha ocupa na sociedade brasileira, suas convergências, divergências e os possíveis motivos das mesmas entre o Arrocha e o Funk Carioca, como por exemplo, o preconceito, a classe social, a violência e a sexualidade, discutindo também os motivos da desqualificação dos mesmos por parte da sociedade.