Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA CAMARA ROCHA MENEZES
DATA: 30/05/2014
HORA: 17:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA SOCIAL
TÍTULO: PERSPECTIVA PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO, AUTOEFICÁCIA E EMPATIA.
PALAVRAS-CHAVES: Perspectiva profissional, formação em Psicologia, autoeficácia, empatia.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
Esta pesquisa trata da relação entre autoeficácia, empatia e formação em Psicologia Clínica para entender como essas variáveis influenciam a perspectiva profissional nessa área de atuação de estudantes concludentes do curso de Psicologia. A pesquisa foi realizada a partir de estudo online para respostas de estudantes de Psicologia de instituições públicas e privadas que estavam cursando o último ano da graduação, ou seja, o 9° ou 10º período. O instrumento de pesquisa foi composto de dois questionários adaptados e duas escalas padronizadas. Os questionários adaptados contém itens elaborados para este estudo ou adaptados da literatura que abordam a formação em psicologia clínica na graduação bem como questões abordando a perspectiva de futuro profissional em Psicologia e Psicologia Clínica. Participaram 199 participantes, 23,5% eram do sexo masculino e 76,5% do sexo feminino, de 15 Estados brasileiros e com idades entre 19 e 56 anos. A idade média para a amostra total foi de 25,5 anos (DP=5,73). Os resultados indicam que aqueles com maior autoeficácia na formação superior, tendem a ter maior perspectiva profissional em Psicologia Clínica (t=-3,30; p=0,00). Quanto à empatia, o grupo com maior empatia apresentou uma maior perspectiva profissional em Psicologia Clínica (t=-2,78; p=0,00) e, em relação à avaliação da formação, grupo que avaliou melhor a formação em Psicologia Clínica apresentou também uma maior perspectiva profissional em Psicologia Clínica (t=-7,34; p=0,00). Uma análise de regressão linear mostrou que a perspectiva profissional em Psicologia Clínica apresenta como preditores significativos a idade do estudante, a autoeficácia na formação superior e a avaliação da formação em Psicologia Clínica, com variância explicada de 38,4% (R²=0,384). Os preditores indicaram participantes mais velhos, com maior autoeficácia na formação superior e que avaliaram melhor a formação em Psicologia Clínica com maior peso para a variância explicada quanto à perspectiva profissional em Psicologia Clínica.