Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENITON DE SANTANA SOUZA
DATA: 07/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório da Didática II
TÍTULO: A apropriação das relações mediadas pelo facebook como ferramenta de marketing
PALAVRAS-CHAVES: Relações, internet, marketing, consumo
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:
O uso da internet e das mídias sociais vem crescendo nos últimos anos e tem se tornado comum no cotidiano de diversas pessoas. Dessas mídias sociais a mais utilizada atualmente é o facebook. Acompanhando o crescimento do número de internautas e o grande fluxo de pessoas nas mídias sociais, as empresas se fizeram presentes também no facebook. As empresas, utilizando as diversas ferramentas que essa mídia social disponibiliza para a disseminação de informação, principalmente o feed de noticias, se apropriam das relações mediadas pelo facebook para guiar as opiniões àquilo que pretendem, muitas vezes com o objetivo de levar as pessoas ao consumismo. Autores como Bauman, que estão ligados mais a aspectos sociais da rede, e autores como Costa, que estudam principalmente o universo digital, apontam que a apropriação das relações pelo imperativo do consumo pode levar a algumas perdas, como o enfraquecimento da solidariedade e dos vínculos humanos. A mercantilização dos afetos como ferramenta de marketing pode produzir também a perda de confiança nas relações de amizade. Para verificar tais informações, além da pesquisa bibliográfica estão sendo realizadas entrevistas abertas e analise do feed de noticias e linha do tempo de alguns usuários do facebook. O trabalho também pretende verificar o fluxo de empresas e conteúdo comercial dentro de um ambiente construído inicialmente para a articulação das relações afetivas, assim como analisar os efeitos da presença e da atividade dessas empresas dentro das redes sociais.