Banca de DEFESA: JACKELINE OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: JACKELINE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 21/02/2024
LOCAL: A definir
TÍTULO: Padrões de distribuição nictemeral e vertical do ictioplâncton em um rio Neotropical Cisandino
PALAVRAS-CHAVES: Ovos, larvas, ciclo circadiano, migração vertical, bacia do Rio São Francisco
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Avaliar a migração vertical e o ciclo circadiano dos ovos e larvas de peixes representa uma importante ferramentapara avaliação da dinâmica da comunidade ictioplanctônica, fornecendo informações sobre a efetividade reprodutiva e orecrutamento dos estoques pesqueiros. O presente estudo objetiva descrever os padrões de distribuição nictemeral e vertical doictioplâncton na coluna d’água ao longo do Baixo São Francisco, nordeste brasileiro. As coletas foram realizadasmensalmente entre os meses de fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, em cinco áreas em um ciclo nictemeral de 24h (comintervalos de 4h). Analisou-se um total de 4.273 amostras ao longo de um ano, resultando em 24.465 ovos (65,45%) e 12.916larvas (34,55%). Quanto aos estágios desenvolvimento, 63,18% dos ovos encontravam-se em estágio de Embrião Inicial,enquanto que 64,06% das larvas foram classificadas em estágio de Pré-Flexão. As larvas foram identificadas em 10 ordens,com maior participação dos Characiformes (98,93%), seguida por Syngnathiformes (0,28%) e Perciformes (0,24%). A análiserealizada por meio de um Modelo Linear Generalizado (GLM) revelou variações significativas nas densidades de ovos entrediferentes estratos e horários. Clivagem Inicial apresentou pico de ovos significativo na superfície no período noturno(22h00), possivelmente refletindo a ausência de mobilidade ativa e reforçando a desova recente. Os parâmetrosambientais que explicaram juntos as maiores densidades dos estágios de desenvolvimento de ovos elarvas foram: profundidade, turbidez, oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica (R² = 0,20 P<0,05; R² = 0,64 e P <0,05, respectivamente). Em relação às larvas, os maiores picos de densidade foramregistrados durante o período noturno (18h00 e 02h00) na superfície. Apesar de as densidades apresentarem variação ao longodos diferentes horários, não se observaram diferenças significativas, possivelmente em decorrência da elevada captura delarvas em estágios de Pré-Flexão e de sua mobilidade limitada. As variáveis limonológicas que explicaram asmaiores densidades das larvas agrupadas por ordem taxonômica foram: profundidade, turbidez,oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica (R² = 0,36 P <0,05). A Análise de Correspondência Canônica(CCA) revelou que os Characiformes não apresentaram padrões significativos (0,12) de associação entre as variáveisambientais, possivelmente devido à natureza prolífera e adaptável que o grupo apresenta às condições ambientais. As demaisordens – a exemplo de Beloniformes, Gobiiformes, Syngnatiformes (-1,81, -1,87 e -1,55), respectivamente – estiveramrelacionadas com as maiores profundidades e concentrações de oxigênio dissolvido, já a ordem Perciformes (-1,82) esteverelacionada contrariamente às referidas variáveis. Contudo, a ordem Clupeiformes apresentou relação negativa de formaexclusiva com o aumento da turbidez (-2,11). No mesmo contexto, a CCA evidenciou ainda que as densidades dos estágiosdesenvolvimento do ictioplâncton apresentaram relação forte e negativa (-0,90 e -0,97) com a turbidez. Importante ressaltarque o aumento do número de partículas em suspensão pode reduzir a predação visual, aumentando as chances de sobrevivência destes organismos. Os padrões observados são cruciais para a gestão e proposição de medidas para conservação dos recursos pesqueiros na região.

Externo à Instituição - DAVID AUGUSTO REYNALTE TATAJE
Presidente - 1687626 - MARCELO FULGENCIO GUEDES DE BRITO
Externo à Instituição - WILLIAM SEVERI

Notícia cadastrada em: 26/01/2024 14:22