Banca de DEFESA: JECSON GIRÃO LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JECSON GIRÃO LOPES
DATA: 30/08/2018
LOCAL: sala de aula Prof. Jose Alexandre Felizola Diniz
TÍTULO: O CONHECIMENTO DO MUNDO COMO GEOGRAFIA FILOSÓFICA E FILOSOFIA GEOGRÁFICA EM IMMANUEL KANT.
PALAVRAS-CHAVES: relação espaço-temporal geográfica; relação humana-natural; filosofia geográfica; geografia filosófica
ÁREA: Geografia

Immanuel Kant (1724-1804), filósofo que ficou conhecido pela mudança nos rumos dopensamento filosófico ocidental, por aquilo que ele chamou de despertar do sonodogmático, ou ainda de revolução copernicana do pensar, a filosofia crítica, lecionougeografia na universidade de Königsberg no ano de 1756, iniciou sua carreira docente,até 1796, fim de suas atividades oficiais de docência na universidade, perfazendo umtotal de 49 cursos de geografia ao longo de 40 anos de ensino. A geografia, portanto,passa por todas as etapas de desenvolvimento docente acadêmico e de sua filosofia,desde o período chamado de pré-crítico, antes de 1781, ao período crítico, das críticasda Razão Pura (1781A/1787B), da Razão Prática (1788) e da Faculdade de Julgar(1790), mostrando o papel insubstituível que a geografia teve no desenvolvimento desuas atividades docentes e filosóficas, ao ponto de ser considerada como oconhecimento do mundo sem o qual não se avançava ao filosofar crítico, não escolar,mas esclarecido e mundano, dado espaço-temporalmente. Kant, nesse sentido,desenvolve uma relação estreita entre uma filosofia que se manifesta geograficamente euma geografia eminentemente filosófica. Assim, a relação entre filosofia e geografia edesta com a filosofia no pensamento do professor de geografia e filósofo deKönigsberg, bem como as nuances que dessa relação emergem, é o objetivo central denossa empreitada investigativa, que será evidenciada pela complexidade que a geografiapara Kant vai se tornando ao longo do tempo, por ser a ciência que concatena a relaçãoentre o ser humano e a natureza, fundamentando as relações humano-naturais dentro doslimites das fronteiras do conhecimento científico humanamente válido, o fenomênico,tanto do ponto de vista universal quanto singular. No desenvolvimento da pesquisa,passamos por obras que se estendem dos anos de 1755 ao período pós Terceira Críticade 1790, mostrando que a relação espaço-temporal, geográfica, natural-humana, doconhecimento do mundo em Kant se estabelece por uma relação dinâmica, que resultaem uma sistematicidade e uma organicidade que é não só mecânico-causal, mas tambémteleológica, que carece de observação, descrição e explicação, portanto, de uma filosofiageográfica e de uma geografia filosófica, sem a qual não se aprende a filosofar, logo,não se esclarece e não se torna um cidadão geográfico, do mundo.

Presidente - 154.911.375-53 - ALEXANDRINA LUZ CONCEICAO
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS VITTE