Banca de DEFESA: VICTOR NATHAN FONTES SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR NATHAN FONTES SILVA
DATA: 13/06/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: AUTOCONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Autoconhecimento; Filosofia ocidental; Educação; Formação docente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

Esta tese apresenta como objeto de estudo o autoconhecimento, mais especificamente questionamentos acerca de como o conceito de autoconhecimento vem sendo trabalhado na área educacional segundo pesquisas realizadas no âmbito da pós-graduação nacional nos níveis de mestrado e doutorado stricto senso. Nesta tese é utilizada como principal metodologia de seleção, coleta, análise e interpretação de dados a revisão sistemática, com a finalidade de ampliar a razão acerca do objeto estudado. O autoconhecimento é um objeto de estudo antigo e ao mesmo tempo contemporâneo, muitas vezes reconhecido por outros termos, sobre o qual pensadores, pesquisadores e profissionais de diferentes épocas e de diversas áreas já se debruçaram. Como objetivo geral visamos compreender de que forma o conceito de autoconhecimento vem circulando epistemologicamente no campo educacional, utilizando como base teórico-conceitual a epistemologia ocidental; contexto em que o objeto em pauta se faz mais presente na nossa institucionalidade acadêmica. Diante do analisado nesta tese pode-se concluir que o autoconhecimento caminha principalmente nas dissertações e nas teses defendidas em instituições das regiões Sul e Sudeste, as quais utilizam em sua grande maioria a metodologia qualitativa para trabalhar com este objeto de pesquisa. No rol dos 111 artigos encontrados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES encontramos trabalhos que dão diferentes graus de importância ao autoconhecimento, desde pesquisas que utilizam por apenas uma vez o termo autoconhecimento, de forma muito geral, genérica e superficial, até pesquisas que utilizam por mais de 350 vezes o termo. Os teóricos utilizados por estas pesquisas dependem muito do viés que cada pesquisa adota, entretanto, há teóricos que são familiares quando o assunto é autoconhecimento na educação, a exemplo de Ivani Catarina Arantes Fazenda, Ruy Cezar Do Espírito Santo, Paulo Freire, Carl Gustav Jung e Marie-Christine Josso. Através de nossa análise pode-se chegar à conclusão que no contexto educacional o autoconhecimento vem circulando principalmente na área da formação docente. O processo de autoconhecimento na esfera educacional é visto então como uma maneira de estimular os estudantes e educadores a encontrarem suas habilidades cognitivas e emocionais, identificando suas potencialidades e fraquezas, bem como, valorizando e fortalecendo sua autoestima. Entretanto, as pesquisas configuram, em conjunto, um campo de estudo demasiado diverso em termos teórico-metodológicos, dificultando análises comparativas que permitam identificar padrões do fenômeno em termos de sua objetivação por demonstração e verificação; critérios relevantes da história da epistemologia ocidental, mas que vêm passando por críticas pertinentes.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ELDER SILVA CORREIA
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo ao Programa - 1188461 - JOSE AMERICO SANTOS MENEZES