Banca de DEFESA: DANIELLE VIRGINIE SANTOS GUIMARAES MARINHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE VIRGINIE SANTOS GUIMARAES MARINHO
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGS, Didática II, próximo ao PPGED.
TÍTULO: A ESTUDANTE NOS GUIA PARA A “GUERRA DOS CINCO DIAS”: VESTIBULARES DA UFS ENTRE 1970-1980
PALAVRAS-CHAVES: História do Ensino Superior. Jenner Augusto. Universidade Federal de Sergipe. Vestibular.
ÁREA: Educação

Em junho de 1980, o pintor Jenner Augusto entregou à Universidade Federal de Sergipe o painel Instrução, Cultura, Ciência e Arte, afixado no hall da reitoria desde então. Ao considerar a potência histórica que impregna a narrativa ilustrada no painel, esta tese dedica-se ao conhecimento de um dos temas emergentes a partir da análise da imagem em questão: o acesso à UFS por meio do vestibular entre os anos de 1970 e 1980. A periodização se refere ao ano de 1970, quando a UFS adaptou seu vestibular às determinações da Reforma Universitária de 1968, e à aposição do painel em 1980, uma vez que o objeto delimitado decorre da interpretação da figura da estudante que compõe o painel criado naquele ano. Esta é uma pesquisa em História da Educação e, como tal, valeu-se de procedimentos metodológicos marcadamente relacionados ao campo. Destarte, apresenta-se como o resultado de uma investigação qualitativa, histórica, derivada de análise documental e crítica de fontes, bem como de levantamentos bibliográficos e biográficos, além de entrevistas e estudos iconográficos. Para atingir o objetivo central, que é o de analisar histórias do acesso à UFS (1970-1980) a partir das questões suscitadas pela narrativa visual “A estudante”, por meio da apreciação de publicações sobre os vestibulares da UFS na mídia impressa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: apresentar histórias que emergem da análise semiótica da cena denominada “A estudante”, que compõe o painel Instrução, Cultura, Ciência e Arte; dimensionar a repercussão do vestibular da UFS a partir da cobertura realizada pelos jornais sergipanos; conhecer o ambiente de preparação de vestibulandos por meio de depoimentos de professores fundadores de cursinhos pré-vestibulares privados de Aracaju. Outrossim, parte-se do entendimento de que “A estudante” é a representação pictórica de uma vestibulanda – personagem central da questão do acesso ao Ensino Superior –, e sua presença na narrativa visual de Jenner Augusto significa que o painel concebe a UFS em seu sentido universal (ensino, pesquisa e extensão) ao considerar o vestibular como parte original do ciclo acadêmico. Investiga-se, portanto, a hipótese de que, na década de 1970, a cobertura da mobilização em torno da “Guerra dos Cinco Dias”, como era chamado o vestibular da UFS pelos jornais impressos de Sergipe, produziu um volume de informações que possibilita mensurar historicamente a expectativa e as representações geradas pelo concurso. Por fim, esta tese é construída a partir da elaboração do significado da cena analisada por meio da semiótica, tendo Peirce (2015) como referencial, cujos princípios metodológicos adotam o confronto das percepções iniciais com os significados atribuídos a partir dos repertórios individuais dos analistas; do diálogo com o conceito de Representação, de Chartier (1991), de intelectual, de Bourdieu (1996), de geração, de Mannheim (1982) e de vestibulares e Ensino Superior, de Franco (1985) e Souza (2015).

Externo à Instituição - JORGE CARVALHO DO NASCIMENTO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA