Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMERCIA BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMERCIA BATISTA DOS SANTOS
DATA: 02/03/2023
LOCAL: On-line (Plataforma Google Meet)
TÍTULO: Contação de histórias para crianças institucionalizadas: afetos, encontros e experimentações
PALAVRAS-CHAVES: Contação de histórias; Afetos; Experimentações.
ÁREA: Educação

A contação de histórias é uma motivação para estimular bons encontros numa possibilidade de afetar e ser afetado. Esta tese tem como centralidade compreender e identificar que tipos de Afetos foram experimentados pelos Contadores de Histórias durante os encontros com as crianças institucionalizadas, a partir das teorias e conceitos de Baruch Espinosa, tendo ainda, como subsídio, as concepções teóricas de Jorge Larrosa sobre a experiência.O estudo se insere numa abordagem de cunho qualitativo, tendo utilizado a pesquisa narrativa enquanto metodologia, com foco na entrevista narrativa (auto)biográfica, permitindo que os sujeitos revivessem e partilhassem com os outros seus processos de experimentações, vivenciadas por práticas que aprimoraram a sua forma de pensar, agir, sentir e vê o outro. Também nos apoiamos na perspectiva discursiva de inspiração da genealogia foucaultiana; articulação escolhida devido às demandas postas pelo problema da investigação e como forma de compreender as experiências humanas em relação aos saberes, tendo como entendimento que o discurso possibilita a produção desses saberes. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, no Centro de Formação de Professores – CFP, Campus V, situado no Município de Cajazeiras, alto sertão da Paraíba. Os colaboradores foram 13 alunos que participaram do Projeto de Extensão PROBEX, intitulado “Quem conta um conto encanta uns tantos: a contação de histórias para crianças institucionalizadas”.

Externo à Instituição - DANIELLY LOPES DE LIMA
Presidente - 2276425 - DINAMARA GARCIA FELDENS
Externo à Instituição - ELDER SILVA CORREIA
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI