Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZILENE LOPES DE SOUSA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZILENE LOPES DE SOUSA ALVES
DATA: 25/10/2022
LOCAL: on line G Meet
TÍTULO: Trajetórias de formação e prática docente nas memórias de professoras do Sertão Paraíbano (1970-1980)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Normalistas. Prática docente. Professoras leigas. Sertão Paraibano.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Os estudos sobre História da Educação Brasileira têm, significativamente, destacado a necessidade de serem desenvolvidas investigações voltadas para a história e memória de professores e de instituições escolares de ensino. Sob esta ótica, a presente pesquisa tem como objeto de estudo a trajetória de formação e atuação de professoras do ensino de primeiro grau do Sertão paraibano, no período compreendido entre os anos 70 e 80 do século XX, a fim de compreender os aspectos da profissão e da profissionalidade docente no contexto da educação brasileira. Insere-se, pois, na Linha de Pesquisa História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Nesta perspectiva, o objetivo geral do trabalho é compreender, por meio de memórias de expressão oral, como se deu a formação e prática de professoras que atuaram nas quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Especificamente, objetiva investigar os espaços de formação inicial e continuada das professoras colaboradoras do presente estudo e compreender como se deu a prática de professoras nas quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau nas escolas nas quais atuaram no período e espaço regional supracitado. Para melhor delineamento das bases conceituais e metodológicas da pesquisa foram realizadas pesquisas junto aos Bancos de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB-PPGE) e Universidade Federal de Sergipe (UFS-PPGED) para levantamento de dissertações e teses que abordam a história da profissão docente inscrita nas trajetórias de formação e prática de professores entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Por essa linha, as bases teóricas aqui adotadas, em linhas gerais, fundamentam-se, nos estudos sobre História e Memória, a exemplo de Burke (1992), Le Goff (1998), Bosi (1994). Aborda aspectos históricos sobre a formação de professores no Brasil, com base em Guiraldelli Júnior (2006), Saviani (2009), Tanuri (2000), dentre outros estudos. Aborda a formação e atuação de professores no estado da Paraíba, a partir do embasamento de Andrade (1995), Araújo (2010), Gouveia (2019), Pinheiro (2002). Para a coleta e análise de dados adota os fundamentos da Pesquisa Narrativa, na perspectiva da história oral temática proposta, principalmente, por Meihy & Seawright, 2020). Entende-se a relevância desta pesquisa pelas contribuições para a compreensão histórica da formação e práticas de docentes na educação paraibana e, por conseguinte, brasileira.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo ao Programa - 426612 - JOSÉ GENIVALDO MÁRTIRES