Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLAINE SUELLEN SANTOS DE ARAUJO

DISCENTE: CRISLAINE SUELLEN SANTOS DE ARAUJO
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Sala de Estudos III do PPGED
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS(ES) EM CIENCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental; formação de professoras(es); PIBID.
ÁREA: Educação

Esta dissertação tem como objetivo geral compreender os impactos do PIBID na formação de educadoras(es) ambientais no curso de Ciências Biológicas da UFS. O presente trabalho apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo e descritivo, visando o processo de enfrentamento dos problemas da formação inicial de educadoras(es) ambientais que permeiam a escola e a universidade. Como etapa do processo de produção de dados, realizaremos um estudo documental, utilizando a Análise textual discursiva e em seguida aplicaremos entrevistas semiestruturadas. Os participantes desta pesquisa são coordenadores de área do PIBID, docentes da UFS e discentes do curso Ciências Biológicas dos campis de Itabaiana e de São Cristóvão, que fizeram parte do PIBID nos anos de 2020 a 2022. A partir das informações produzidas, os dados serão analisados com base no referencial teórico da EA crítica e emancipatória como ato da transformação socioambiental. Nessa perspectiva, os resultados obtidos, revelam que, os documentos que regulamentam o programa, como os projetos institucionais e o subprojeto de área, apontam a importância dos componentes curriculares serem articulados com a BNCC, porém assim como na BNCC, estes documentos também minimizam as questões socioambientais, silenciando a EA como processo formativo, não discutindo ou pouco discutindo sobre as problemáticas socioambientais. Além disso, os participantes dessa pesquisa não ou pouco desenvolvem ações acerca do processo educativo ambiental, evidenciando que as questões socioambientais não estão presentes de forma satisfatória, em uma perspectiva crítica. Diante disso, esta pesquisa contribui para a reflexão de concepções e ações desenvolvidas pelos discentes e coordenadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFS, participantes do PIBID, no que tange a EA, a fim de produzir conhecimento e contribuir com a mudança socioambiental em caráter crítico, reflexivo e emancipatório especialmente na formação inicial docente.

Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - ALICE ALEXANDRE PAGAN

Notícia cadastrada em: 16/09/2022 11:12