Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA VIRGINIA OLIVEIRA SOARES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA VIRGINIA OLIVEIRA SOARES DE MELO
DATA: 15/09/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Governamentalidade; Livros Didáticos; Ensino Médio.

Tomamos como escopo as problemáticas que envolvem as relações de gênero, governamentalidade e livros didáticos (doravante LD) aprovados pelo PNLD. Ancoramo-nos no papel importante que a escola e o currículo (e aqui estão inclusos os LD) exercem na produção desses sujeitos generificados e governáveis através de estratégias cujo fim é garantir o controle sobre a sexualidade das pessoas, sobre seus corpos e o disciplinamento de suas condutas. Desse modo, esta tese adentra o cenário dos materiais pedagógicos voltados para o “Novo Ensino Médio”, em especial os LD de Humanidades aprovados pelo PNLD 2021, observando como se mostra a captura dos/as discentes em proveito de uma governamentalidade. Assim, sob a perspectiva dos estudos pós-críticos de currículo, subjetivação, gênero, governamentalidade e empreendedorismo de si e inspirados em conceitos foucaultianos da análise do discurso, observamos nesses LD como se dão as relações de gênero e o funcionamento da governamentalidade que aí permeiam, atentos à formação das discursividades que produzem saberes sobre a juventude, sobre a diferença e que influenciam as possíveis carreiras profissionais “adequadas” aos estudantes do novo EM.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo ao Programa - 2571785 - SANDRA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA