Banca de DEFESA: GENELUÇA CRUZ SANTANA

DISCENTE: GENELUÇA CRUZ SANTANA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Didática VII, sala 201
TÍTULO: PROGRAMA ESCOLA ATIVA: análise histórica sobre a política pública voltada para as classes multisseriadas nas Escolas do Campo de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Programa Escola Ativa. Classe multisseriadas. Educação do campo. Políticas públicas. Movimentos sociais.
ÁREA: Educação

A pesquisa analisou o Programa Escola Ativa que foi direcionado para as classes multisseriadas das escolas do campo. O objetivo geral foi analisar historicamente o Programa Escola Ativa como política pública voltada para as classes multisseriadas no Estado de Sergipe, entre os anos de 1997 e 2012, como objetivos específicos tivemos: evidenciar o processo histórico de luta dos movimentos sociais e a construção da concepção de Educação do Campo; identificar políticas públicas para a Educação do Campo direcionadas para as classes multisseriadas; identificar o processo formativo destinado aos professores multiplicadores que atuavam com o PEA; refletir as contribuições do Programa Escola Ativa para a Educação do Campo. Nossa hipótese inicial apontava que o Programa Escola Ativa foi implantado e implementado nas classes multisseriadas das escolas do campo, mas ele não conseguiu romper com a educação rural e atender as necessidades e especificidades da Educação do Campo. Para atingir nossos objetivos, buscamos nos apropriar do método do materialismo histórico dialético, para produzir conhecimentos a partir da realidade concreta do objeto em seu processo histórico de existência. As categorias totalidade, dialética e contradição foram utilizadas na construção do conhecimento histórico da sociedade, enquanto espaço de embates e lutas de classes. Essa é uma pesquisa qualitativa, construída a partir da pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas realizadas com quatro professores que atuavam em sala de aula com o Programa Escola Ativa, dois professores multiplicadores e duas professoras que mantinham postura crítica em relação ao programa. Como referenciais teóricos utilizamos Martins (2008) e Tonet (2016) trazendo suas contribuições sobre o método do materialismo histórico-dialético; Arroyo (2012, 2009, 2007) e Caldart (2012, 2008, 2004, 2002) para a educação do campo e Hage (2011, 2010) para as classes multisseriadas. Como resultado desta pesquisa, concluímos que o programa contribuiu para a manutenção da educação rural, as lutas e construções protagonizadas pelos movimentos sociais não foram incluídas na estrutura teórica e prática do programa.

Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 2528737 - MARILENE SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO