Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ AUGUSTO BATISTA DOS SANTOS
DATA: 23/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Didática VII, sala 203
TÍTULO: O MARQUÊS DE POMBAL E OS INGLESES: THOMAS MUN (1571-1641), UM MODELO PARA AS REFORMAS DO ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação. Marquês de Pombal. Inglaterra. Instrução Pública.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa investiga o modo como as representações do marquês de Pombal relativas à Inglaterra – e aos ingleses – concorreram para as reformas do ensino. De maneira geral, aborda o impacto dos contatos com a nação inglesa sobre seus escritos e, posteriormente, sobre sua ação governativa. De maneira particular, concentra-se na figura de Thomas Mun, um negociante inglês considerado por muitos como um dos representantes do que viria a ser chamado – não sem alguma controvérsia – de mercantilismo, com a tese de que algumas das ideias sobre as quais este escrevera serviram de modelo para as reformas do ensino implementadas. O texto está dividido em cinco seções. Na primeira, tratamos da relação de ambiguidade mantida entre Portugal e
Inglaterra. Em seguida, apoiando-se em textos de caráter biográfico do primeiro e segundo centenários, focalizamos as representações do marquês de Pombal em seus contatos com os ingleses. Na terceira, discorremos sobre a figura de Thomas Mun (1571-1641). Na quarta, analisamos a Relação dos Gravames, documento escrito por Sebastião José durante sua permanência em Londres, apontando as ideias daquele escritor inglês nela presentes. No último, descrevemos a materialização de algumas dessas ideias nas ações de governo do primeiro ministro de D. José I.