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Banca de DEFESA: EMANUELLE SILVEIRA NUNES BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLE SILVEIRA NUNES BARROS
DATA: 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CURSOS LIVRES DE INGLÊS: lógicas da educação neoliberal
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Língua inglesa. Cursos Livres. Educação Neoliberal.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO:

As dinâmicas imbricadas na sociedade se demonstram, cada vez mais, perpassadas por discursos marcadamente neoliberais nos mais variados âmbitos para além do econômico. Ao tratarmos do setor educacional, podemos identificar pilares mercadológicos, por exemplo, na caracterização da aprendizagem da língua inglesa como um investimento atrelado ao ideal de prestígio socioeconômico. Em paralelo à marginalização do ensino público regular desse idioma, a formação de uma onda de subjetivações coordenada por grupos de interesses específicos reverbera narrativas hegemônicas enraizadas acerca da efetividade da aprendizagem nos cursos livres de inglês a partir de uma metodologia, muitas vezes, associada ao uso de tecnologias digitais. Esta dissertação, inserida na linha de Tecnologias, Linguagens e Educação, objetiva identificar o papel das tecnologias digitais na proposta pedagógica dos cursos livres de inglês, analisando os usos desses recursos e os possíveis impactos dessa prática no ensino público. Como objetivos específicos, pretende-se apontar as propostas de uso pedagógico das tecnologias; compreender quais sentidos de sucesso na aprendizagem atravessam os discursos dos cursos investigados; e, pontuar os valores neoliberais para a educação. Metodologicamente, caracteriza-se como um estudo de caso (YIN, 2015), sob uma abordagem qualitativa, visto que se pretende avaliar o contexto pesquisado com base nas experiências dos participantes e na teoria relacionada. Os dados são gerados por meio das entrevistas semiestruturadas analisadas com base na Pesquisa Docente de Freeman (1998) e no processo de codificação de Auerbach e Silverstein (2003).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Presidente - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - SIMONE BATISTA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 16/08/2022 07:47
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