Banca de QUALIFICAÇÃO: TAINAH DOS SANTOS CARVALHO

DISCENTE: TAINAH DOS SANTOS CARVALHO
DATA: 24/08/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: SABERES EXPERIENCIAIS NAS/COM AS CULTURAS DIGITAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Culturas digitais. Formação inicial. Pedagogia. Saberes. Tecnologias digitais
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Diante dos avanços na utilização das tecnologias digitais na sociedade, é importante que os profissionais da educação conheçam e reflitam sobre a utilização dos dispositivos, dos aplicativos e das interfaces digitais. Além disso, é necessário estender os usos para além da dimensão técnica e instrumental. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender os saberes experienciais mobilizados nos processos formativos com as culturas digitais das graduandas de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. Intenciona-se estimular a visão crítica e reflexiva da sua própria formação, pois os saberes construídos na formação inicial serão amadurecidos no decorrer da vida profissional e potencializados pela mobilidade proporcionada pelas redes e pela imersão nas interfaces das tecnologias digitais. Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois trata-se das subjetividades e singularidades dos sujeitos, na perspectiva de um rigor outro. A pesquisa está pautada no campo epistemológico da multirreferencialidade, que propõe uma leitura plural dos objetos, sob diferentes pontos de vista e linguagens. O tipo de pesquisa utilizado é a etnopesquisa crítica, que direciona seu interesse em compreender as ordens socioculturais e os processos que constituem o ser humano em sociedade e cultura. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. Alberto Carvalho, localizado em Itabaiana, Sergipe. Os dispositivos de produção de dados utilizados são: diário de campo da pesquisadora, grupo para acompanhamento dos sujeitos em suporte on-line, atividades envolvendo o uso de tecnologias digitais realizadas pelas alunas durante a disciplina Educação, Comunicação e Tecnologias Digitais, do referido curso, e as rodas de conversa realizadas presencialmente na UFS. As informações produzidas nesta pesquisa serão analisadas na perspectiva da interpretação hermenêutica (Macedo, 2009) buscando encontrar as noções subsunçoras que emergirão na relação dialógica teoria-empiria.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE