A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de DEFESA: VIVIANE NOVAES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE NOVAES DE SOUZA
DATA: 29/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/kek-miuf-itx
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO E APROPRIAÇÃO DAS IDEIAS DE MARCELO GARCIA E DONALD SCHON
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional, Formação docente, Formação de professores, Professor reflexivo.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Está dissertação tem por objetivo geral evidenciar o modo como são apropriadas as ideias de Donald Schon (2000) e Marcelo Garcia (1999) nas teses e dissertações defendidas entre 2012 e 2022 que pesquisam a formação docente nos programas de pós-graduação credenciados pela CAPES. Este texto trata-se de uma pesquisa Bibliográfica de natureza qualitativa que traz resultados a partir da perspectiva de Estudos de Revisão. Para análise dos dados extraídos dos trabalhos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). O resultado da pesquisa evidenciou que os autores Schon e Garcia são apropriados como fundamentação teóricas em várias teses, dissertações na área de Formação Docente. As contribuições deste estudo incluem recomendações metodológicas baseadas em uma cuidadosa revisão de referências, fornecendo perspectivas sólidas para a pesquisa em formação docente. Com esse estudo foi possivel deduzir dois pontos que são fundamentais para a formação docente, ou seja, o compartilhamento de conhecimento e o aperfeiçoamento continuo. Reconhece-se que o planejamento institucional e as inovações metodológicas são necessárias para alcançar o desenvolvimento profissional. Ressalta-se que a formação continuada faz parte do processo global ds formação de carreira, pois orientar pesquisas, desenvolver novos cursos e inovar as práticas docentes, são pontos cruciais para melhoramento do trabalho docente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1188461 - JOSE AMERICO SANTOS MENEZES
Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 08/08/2022 09:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf