Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ELYTON BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ ELYTON BATISTA DOS SANTOS
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Sala de aula do PPGED - Didática II
TÍTULO: Formação Inicial em Matemática nas Universidades Federais do Nordeste e Tecnologias Digitais
PALAVRAS-CHAVES: processos formativos; matemática; pesquisa-intervenção; práticas pedagógicas; tecnologias.
ÁREA: Educação

A formação inicial apresenta em seu entorno elementos complexos devido a estar imbricada no contexto social, tecnológico e científico. Esses aspectos influenciam a sociedade contemporânea, em particular as instituições de ensino superior (IES). Diante disso, evidenciar os cursos de licenciatura em Matemática das universidades federais (UFs) do Nordeste e as tecnologias digitais (TD) possibilita uma macro e micro visão crítica da realidade situacional nos processos ecoformativos, bem como as implicações para a prática pedagógica dos(as) professores(as). Essa prática é entendida como as ações exercidas para consolidar as atividades, as questões técnicas e didáticas, além de desenvolver reflexão crítica e intervenções. Esta tese tem como objetivo geral compreender as propostas formativas dos cursos de licenciatura em Matemática nas UFs do Nordeste, com vistas à identificação das aprendizagens e dos saberes (re)construídos no campo das TD. O estudo tem como abordagem epistemológica a teoria da complexidade por emergir nas diferentes questões sociais. Trata-se, ainda, de uma pesquisa qualitativa pelo fato de abranger diversos fenômenos, valores, fatos, momentos e condições contextuais. A pesquisa-intervenção foi o caminho escolhido por se situar na objetividade da transformação e nas inter-relações entre sujeito e objeto, instituição e conhecimento, teoria e prática. A investigação utilizar-se-á da análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs), com proposta de realização de um itinerário formativo na disciplina Estágio Supervisionado III, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Matemática de São Cristóvão, para aproximadamente 23 concludentes, sendo, desse modo, usados como dispositivos para a produção de dados entrevistas e diário de itinerância. Espera-se que este trabalho favoreça debates e reflexões acerca das tessituras da formação inicial e da inserção das tecnologias; além do mais, que o itinerário possibilite ações transdisciplinares colaborativas por meio das TD, de modo a contribuir para a futura prática docente na educação básica.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno - 915.198.615-91 - CLAUDIO PINTO NUNES
Externo ao Programa - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER