Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARIDA MARIA ARAUJO BISPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARGARIDA MARIA ARAUJO BISPO
DATA: 18/07/2022
LOCAL: meet.google.com/azd-fiez-nwa
TÍTULO: PRODUZINDO OLHARES SOBRE A SEXUALIDADE REFERENCIADA A LGBTQIA+ NO CENÁRIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: EDUCAÇÃO. ENSINO MÉDIO. LGBTQIA+. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. DIREITOS.

Ao abordar o conceito de gênero e sexualidade a pretensão é compreender como os coletivos sociais LGBTQIA+ no ensino médio vivenciam suas experiencias no cotidiano da escola. O objetivo geral da pesquisa é desvelar as representações sociais, saberes construídos e as estratégias mobilizadas por professores/as e alunos/as do ensino médio do Colégio Abelardo Barreto do Rosário em Tobias Barreto (SE) com relação a diversidade de gênero, referenciados no corpo-sexuado de alunos/as LGBTQIA+ tendo em vista a ampliação de direitos e a construção da cidadania. A metodológica proposta tem por base as perspectivas feminista, pós-estruturalista e queer visando desvendar as sociabilidades de grupos LGBTQIA no cotidiano da escola pública. Serão consultadas várias fontes de informação para construir uma etnografia das práticas socias dos sujeitos da pesquisa: a) documentos relativos a politicas socias, gestão da escolar, Censo Escolar, Projeto Pedagógico (PP), Diretrizes e Regimento Escolar (RE); o estado da arte/produção do conhecimento sobre o objeto nas plataformas: Capes e a Scielo, relativo a literatura homoerótica, fazendo uso de boleadores entre as palavras chave; b) entrevistas narrativas para reconstruir (auto) biografias de dois grupos de alunos/as LGBTQIA+, dos turnos matutinos, vespertino e noturno do Ensino Médio, assíduos nas aulas de Língua Portuguesa, maiores de 18 anos (aspecto que dispensa a anuência de pais ou responsáveis) para captar, através de relatos/narrativas a interpretação de si, do outro e sobre sua vida; c) observação participante como uma das medidas mais diretas e objetivas, para permitir a observação em meio natural e a coleta de dados "ao vivo" das interações e práticas sociais desenvolvidas com grupos na escola; d) diário de campo – é ferramenta praticamente incontornável nas práticas etnográficas, será usado enquanto espaço de junção dos materiais etnográficos; d) grupo focal composto por dois grupos de professores/as de Língua Portuguesa e de outras disciplinas do Ensino Médio noturno do CEABR, para discussão da literatura homoerótica com a contribuição teórica de autores/as que abordam a temática. Os grupos focais, possibilitam um processo de sentido em relação ao que está sendo abordado na pesquisa, pois é um procedimento efetivo na coleta de material discursivo. O gravador captará com maior precisão, as narrativas sobre a literatura homoerótica, e o entendimento das experiencias dos/as LGBTQIA+ na verossimilhança existente nas obras literárias. O referencial metodológico geral para a análise das formas simbólicas, se alinha a hermenêutica em profundidade para a interpretação de formas de representações circulantes sobre o objeto, inclusive nos textos da literatura homoerótica adotados. Essa opção metodológica permite a Análise Sócio-histórica, Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação/Reinterpretação, articuladas com outros métodos de análise e estratégias de construção simbólica, imersas e produzidas em meio a relações de poder, tornando a sexualidade cada vez mais visível e enunciável.

Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 00.000.000/0000-00 - JOSÉ PAULO GOMES BRAZÃO