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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DA PENHA SENA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ DA PENHA SENA NETO
DATA: 29/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de estudos III, PPGED
TÍTULO: Educação e Laicidade: pressupostos modernos
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Laicidade; Laicismo; Modernidade; Secularização.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa procura compreender o processo que estabeleceu o nexo importante e decisivo entre laicidade e educação, tal como discutido pela Modernidade. Essa relação não só configurou um novo modelo pedagógico, mas, do mesmo modo, tornou-se central para o entendimento da própria Modernidade. Importa esclarecer que a forma como é interpretado o elo entre laicidade e educação será direcionada pela compreensão dada ao embate entre o religioso e o secular. A laicidade afeta não somente a ordem jurídica e política, mas o projeto pedagógico que será proposto pelo Estado, visto que a educação é regulamentada e executada pelo poder público por meio de políticas específicas. Isto posto, entendemos que um Estado declarado laico e democrático é fruto de um processo civilizatório, do qual se espera um pro jeto pedagógico que reflita os pressupostos inerentes ao que se declara. Dessarte, de acordo com o quadro apresentado, cabe à pesquisa a seguinte pergunta norteadora: como o projeto moderno de laicização do mundo atinge a educação? Ressalte-se que a dissertação se insere no campo de discussão ligado à história das ideias pedagógicas. O objetivo geral, subtendido na pergunta norteadora, é analisar como o projeto moderno de laicização atinge a educação. Conforme estabelece a proposta do objetivo geral, destacamos os seguintes objetivos específicos: primeiro, conceituar a secularização e a laicidade; segundo, desenvolver o entendimento moderno de laicidade e laicização e, terceiro, compreender a educação e a laicidade de acordo com os pressupostos da Modernidade. A pesquisa é de cunho teórico e será realizada pela leitura analítica do material bibliográfico levantado. O trabalho seguirá na análise de obras e artigos selecionados que contribuirão para a construção da pesquisa. Visando recompor um tema ligado à teoria pedagógica, analisamos pelas teorias sociológicas da Modernidade uma reconstrução da história dos conceitos centrais à pesquisa, conforme proposto por Koselleck (2020). A pesquisa apresentará um esquema de divisão de capítulos, refletindo os objetivos específicos, visando alcançar o objetivo geral. O primeiro capítulo tem por título “Secularização e Laicidade: delimitação dos conceitos”, e busca evidenciar que a secularização é um processo mais amplo que a laicidade, por estar atrelada à sociedade como um todo, enquanto a laicidade é subordinada &a grave; esfera política-jurídica de formação do Direito e do Estado, apresentando as suas derivações: laicização e laicismo, sendo o laicismo uma laicidade de combate, característico do processo de laicização francês, diretamente relacionado com a educação. O segundo capítulo, “Modernidade e laicidade”, desenvolverá o entendimento histórico e conceitual da Modernidade e sua compreensão da laicidade e do processo de laicização. O terceiro capítulo, intitulado “Modernidade e Educação laica”, procurará identificar, de acordo com a compreensão moderna descrita, a relação entre educação e laicidade, de modo que a primeira não pode ser entendida sem a segunda, o que reflete um pensamento pedagógico moderno para o qual é indispensável a afir mação de uma educação laica. Por fim, com as considerações finais, evidenciaremos pressupostos modernos que ainda permanecem no ideal que temos, enquanto sociedade, de Escola e educação laicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA

Notícia cadastrada em: 06/07/2022 08:57
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