Banca de QUALIFICAÇÃO: BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA

DISCENTE: BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA
DATA: 18/07/2022
LOCAL: A definir
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DOCUMENTAÇÃO DOS PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da aprendizagem; Documentação pedagógica; Educação infantil; Formação docente.

O objetivo principal desta pesquisa, que se encontra em curso, é compreender os fundamentos da formação docente no tocante à realização da documentação pedagógica dos processos avaliativos utilizados na educação infantil. Nesse sentido, do ponto de vista teórico-metodológico, o estudo configura-se como uma pesquisa narrativa, de natureza qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica e pesquisa de campo. A análise bibliográfica dialoga com um conjunto de autores que foram selecionados de acordo com a pertinência de sua abordagem no que toca ao objeto de estudo e a pesquisa de campo está sendo desenvolvida em três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) da Rede Municipal de Aracaju/Sergipe (SE). As participantes no campo de estudos são quatro professoras polivalentes, licenciadas em Pedagogia, atuantes nas turmas de educação infantil, que participaram previamente de um curso de extensão promovido pela Coordenadoria de Educação Infantil (COEINF) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os instrumentos utilizados para a produção dos dados são constituídos por entrevistas abertas e análises dos registros avaliativos dos alunos. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para a construção de possíveis percepções sobre como a formação docente inicial e continuada influencia a atuação do professor, sua concepção de infância e sua postura frente aos processos avaliativos das crianças na educação infantil. Até o momento, a pesquisa aponta para a perspectiva de que a formação docente em estudo amplia as possibilidades de produção da documentação pedagógica pelas instituições de educação infantil, ao propiciar a reflexão acerca da avaliação da aprendizagem e o fortalecimento do conhecimento acadêmico e científico envolvido. O processo formativo pesquisado aponta para o fornecimento de importantes subsídios para a prática docente dos personagens envolvidos com o campo de estudos sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil, de forma a contribuir com o planejamento, organização dos espaços educativos e produção da documentação contemplada.

Externo à Instituição - MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS