Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILDES DE MELO SOUZA

DISCENTE: RENILDES DE MELO SOUZA
DATA: 28/01/2022
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: Práticas pedagógicas com utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola em espaço socioeducativo de privação liberdade em Aracaju/SE
PALAVRAS-CHAVES: Prática Pedagógica. Tecnologia de Informação e Comunicação. Privação de Liberdade. Formação Continuada.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

As inovações tecnológicas presentes na atualidade trazem desafios para as práticas pedagógicas com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com essa premissa, faz-se necessária a formação continuada dos professores para a apropriação e utilização dos diversos instrumentos que contribuem para aulas dinâmicas e interativas, de modo a auxiliar na integração dos conteúdos à realidade dos alunos. Na escola em ambiente socioeducativo de privação de liberdade, o acesso a recursos didático-pedagógicos é limitado e os alunos/socioeducandos chegam com um histórico marcado por insucessos escolares e sem perspectivas de futuro. Nesse caso, as TIC podem contribuir para a motivação, reintegração, protagonismo e ressocialização dessa clientela. Esta pesquisa pretende analisar as práticas pedagógicas dos professores com utilização de TIC em uma escola em espaço socioeducativo de privação de liberdade, localizada em Aracaju (SE). Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa desenvolvida a partir de pesquisa de campo, pesquisa exploratória e estudo de caso. Como instrumentais de coleta de dados, teremos as entrevistas semiestruturadas com professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, no Núcleo Socioeducativo da Escola Estadual Coronel Francisco de Souza Porto. Após a coleta de dados, optou-se pela análise de conteúdo fundamentada na proposta de Bardin (2016), que será constituída pelo cruzamento e confronto com os dados coletados no estudo bibliográfico, na análise documental e na entrevista semiestruturada para contemplar os objetivos da investigação. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Almeida (2010), Freitas (2010), Gomes (2013), Kenski (2008), Lemos (2010), Levy (1999), Moran (2007), Souza (2007) e Vasconcelos (2016, 2018, 2021), entre outros. Espera-se, com a concretização deste trabalho, contribuir para a prática pedagógica, em especial dos professores do núcleo socioeducativo pesquisado, de modo a demonstrar a utilidade das TIC e a sua importância para o fazer pedagógico dos professores analisados e para a (re)construção do conhecimento, sem deixar de levar em consideração a realidade do público socioeducativo.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo à Instituição - MARIA ALEJANDRA SILVA UCB
Externo à Instituição - JOSÉ GOMES DA SILVA