Banca de DEFESA: ELIZABETE FARIAS LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETE FARIAS LIMA SILVA
DATA: 21/12/2021
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: O CURSO DE ENFERMAGEM DA UFS E A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS PRÁTICAS DO CUIDADO: DA CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA A CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO EM SERGIPE (1931 –1979)
PALAVRAS-CHAVES: Educação. História da Enfermagem. Universidade Federal de Sergipe.
PÁGINAS: 2013

O presente estudo traz como objeto a trajetória histórica entre as práticas do cuidado em enfermagem e a criação do Curso de Graduação em Enfermagem, um recorte entre 1931 a 1979. Períodos compreendidos entre a criação do Departamento de Saúde Pública de Sergipe e a formação superior da primeira turma do Curso de graduação em Enfermagem da UFS, respectivamente. O objetivo deste estudo é o de analisar a trajetória histórica entre as práticas do cuidado em enfermagem e a criação do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Sergipe, no período de 1931 a 1979, seguem como objetivos específicos: identificar os fenômenos, no campo da saúde, que propuseram uma reflexão acerca das práticas do cuidado em enfermagem, na sociedade sergipana, sob o ponto de vista da História da Educação; descrever as razões e motivações determinantes, nessas práticas, que contribuíram para a criação do curso de enfermagem da UFS; apresentar na matriz curricular do curso de enfermagem da UFS, a proposta técnico científica e o perfil do egresso inserido nesta sociedade; refletir acerca do aprimoramento das práticas de cuidado em enfermagem na sociedade sergipana, à luz da teoria das estruturas sociais de Pierre Bourdieu. Trata-se de um estudo de natureza histórico-social, com abordagem qualitativa, balizada na história cultural, cujas fontes foram documentos, atas, iconografia e demais escritos físicos e eletrônicos responsáveis pela composição e preservação da história das práticas de cuidado e a criação do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, atentando para o diálogo constante entre o autor e outros pormenores e as circunstancias que propiciaram ou não a realização da pesquisa, a saber: contexto social, econômico e político local e nacional e a ausência ou presença de documentos,. Os possíveis vazios e lacunas emergidas no espaço temporal, foram atendidos através da história oral dos personagens sociais que contribuíram e/ ou presenciaram os fenômenos sociais ocorridos na trajetória histórica proposta no referido estudo. O processo de análise dos dados coletados foi subsidiado a partir dos conceitos firmados pelo sociólogo francês, Pierre Bourdieu, balizados na teoria das estruturas sociais, a partir de conceitos-chave, a saber: habitus, campo, sistemas simbólicos ou culturais. Consoante ao exposto, na discussão acerca das práticas do cuidado em enfermagem, o estudo em tela desvelou que, cuidados e práticas se aprimoram sob a influência de vertentes do conhecimento, onde o cientificismo se destaca de modo hegemônico, com a criação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, temática onde aflora uma pauta inesgotável à pesquisa, justificada por publicações, ainda tímidas, concernentes a compreensão e entendimento dos acontecimentos, contextualização sociopolítica e enfrentamentos travados por personagens comprometidos por promover a enfermagem moderna por todo o território sergipano. E sob esta lente, o presente estudo repousa.

Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO PINTO
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA