A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: GENELUÇA CRUZ SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENELUÇA CRUZ SANTANA
DATA: 07/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROGRAMA ESCOLA ATIVA: análise histórica sobre a política pública voltada para as classes multisseriadas nas Escolas do Campo de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Programa Escola Ativa; Classes Multisseriadas; Políticas Públicas
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A Educação do Campo nasce das lutas e resistências dos movimentos sociais do campo que reivindicam por terra para plantar, morar, produzir saberes, culturas e identidades. Os camponeses defendem um projeto de sociedade no qual o campo é espaço de vida, bem viver com dignidade e a educação precisa estar vinculada a essas lutas. As escolas localizadas no campo, devido à baixa densidade populacional, utilizam-se das classes multisseriadas como forma de organização escolar e historicamente, apresentam sua existência marcada pela precarização da estrutura física, recursos humanos e pedagógicos. Como política pública para essas unidades escolares organizadas a partir da multissériação, surgiu o Programa Escola Ativa (PEA), objeto de estudo dessa pesquisa. Esse programa foi uma estratégia metodológica para professores que atuavam nessas classes. O objetivo dessa pesquisa é analisar historicamente o PEA como política pública direcionada às classes multisseriadas das escolas do campo de Sergipe. Nessa perspectiva, discutiremos o processo histórico de luta dos movimentos sociais e a construção da concepção de Educação do Campo; identificar políticas públicas direcionadas às classes multisseriadas e a formação continuada destinada aos professores que atuavam com o PEA. Além das contribuições do referido programa para a efetivação da educação do campo. Assim, do ponto de vista metodológico, esta será uma pesquisa qualitativa, construída a partir da análise documental e da pesquisa de campo, a entrevista semiestruturada será utilizada como instrumento para coleta de dados. Para analisar os dados obtidos, utilizar-se-á da concepção teórico-metodológica do Materialismo Histórico Dialético, a partir da abstração-análise-síntese (MARTINS, 2008). Os sujeitos da pesquisa serão seis docentes que atuaram em sala de aula com o PEA, dois professores multiplicadores e dois gestores municipais. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a luta iniciada pelos movimentos sociais em defesa da Educação do Campo, enquanto direito assegurado aos sujeitos que vivem no campo, bem como trazer evidências quanto à necessidade de políticas públicas para as classes multisseriadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2528737 - MARILENE SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

Notícia cadastrada em: 29/11/2021 09:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10