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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELA VIRGINIA CORREIA DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA VIRGINIA CORREIA DA SILVA COSTA
DATA: 15/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/zbo-suuw-zta
TÍTULO: OS PRINCÍPIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS POTENCIALIDADES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um estudo no ensino remoto
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas. Prática Pedagógica. Princípios das Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As metodologias ativas têm sido impulsionadas na educação, uma vez que enfatizam abordagens que durante muito tempo foram preconizadas por teóricos clássicos que discorreram a respeito de aprendizagens ativas, colaborativas e significativas. Atualmente, na educação básica, observa-se que formações sobre esse tema são ofertadas aos professores para que eles possam ter conhecimento das mais variadas estratégias de ensino, uma vez que documentos que norteiam a educação fazem alusão a novas formas de ensinar e aprender e destacam princípios relevantes das metodologias ativas, a exemplo da autonomia, do professor mediador e do aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Com a inserção do ensino remoto emergencial, embora todas as dificuldades de transição e de adaptação vividas pelos professores e alunos nos grupos de WhatsApp ou no Google Meet, é possível encontrar indícios das metodologias ativas nas práticas docentes neste novo formato de ensino. Diante dessa realidade, o presente estudo tem como objetivo compreender os princípios das metodologias ativas e suas potencialidades na educação básica, nas turmas do Ensino Fundamental Final de uma escola pública no município de Tobias Barreto-SE. Para tal, parte-se das seguintes questões de pesquisa: Quais princípios das metodologias ativas estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores no ensino remoto emergencial? Como esses princípios potencializam as práticas docentes? Nesse processo investigativo, tem-se, portanto, como abordagem metodológica uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do estudo de caso. Para a produção dos dados necessários à pesquisa, tem-se como dispositivos: o questionário on-line, a observação e a entrevista narrativa. Os pressupostos epistemológicos que norteiam este estudo fundamentam-se nos trabalhos de Moran (2018;2019), Bacich (2018), Freire (2020), Berbel (2011). Trata-se, portanto, de uma pesquisa em andamento que propõe debruçar-se na pluralidade dos fenômenos que envolvem o processo de construção de novas formas de aprender e ensinar. Concluímos inicialmente que os professores já possuem algum conhecimento acerca do nosso objeto de estudo e, inclusive, consideram já fazerem uso em determinadas situações. Entretanto, como o processo de observação ainda não fora finalizado, nem a entrevista narrativa realizada, reconhecemos que análises futuras trarão importantes reflexões e descobertas para que possamos compreender a perspectiva das atividades propostas pelos professores e como (ou se) há indícios dos princípios ativos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALANA DANIELLY VASCONCELOS
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO

Notícia cadastrada em: 29/11/2021 07:30
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