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Banca de DEFESA: ANN LETICIA ARAGÃO GUARANY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANN LETICIA ARAGÃO GUARANY
DATA: 15/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: QUE GÊNERO DE CURRÍCULO É ESSE? GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFS
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Formação Docente; Gênero; Sexualidade.
PÁGINAS: 300
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O conhecimento que constitui o currículo está envolvido naquilo que somos e nos tornamos, na nossa subjetividade. Dentre os conhecimentos autorizados a estarem ou não presentes nos currículos das políticas públicas em educação e da formação docente, as diversidades de gênero e sexualidade, especialmente, têm estado no centro das atenções e das tensões atualmente. Nesse sentido, a questão principal desse estudo é: Como as relações de gênero e sexualidade se apresentam nos currículos dos cursos das licenciaturas da área de Ciências Humanas da UFS? A partir disso, a tese tem como objetivo compreender como gênero e sexualidade constituem e estão constituídos discursivamente no processo de reformulação dos projetos pedagógicos das licenciaturas em Humanidades da UFS. Os objetivos específicos estabelecidos foram: discutir as relações de saber-poder envolvidas no processo de reformulação dos projetos pedagógicos das licenciaturas na instituição, a partir das negociações entre as recomendações das DCN quanto às diversidades/diferenças de gênero e sexual e os desejos de subjetivação do currículo produzido pelos cursos; mapear os conceitos e perspectivas sobre gênero e sexualidade mobilizados na produção dos currículos das licenciaturas em humanidades da UFS; avaliar como os conteúdos específicos da área de formação de cada licenciatura se relacionam com os estudos e debates sobre questões de gênero e sexualidade no campo científico/acadêmico. Neste trabalho, articulam-se estudos foucaultianos, estudos de gênero e feministas ancorados nas pesquisas pós-críticas em currículo. Para embasar as discussões, selecionamos dez cursos de licenciatura do campo das Humanidades da UFS e procedemos análises documentais das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação docente e as específicas de cada área do conhecimento, dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) em vigor, dos PPC em reformulação ou aprovados, além de entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e docentes responsáveis por atividades ou componentes curriculares identificados como aqueles em que gênero e sexualidade podem/devem ser trabalhados. Argumentamos, nesta tese, que são múltiplas as formações discursivas que entram em disputa no processo de reformulação curricular para autorização de saberes sobre gênero e sexualidade e para a constituição das subjetividades docentes afinadas ou não à diversidade ou diferença. Em geral, movidos pelos desejos e verdades que fundamentam a necessidade de inclusão, tolerância e respeito os currículos das licenciaturas e as políticas educacionais não rumam à diferença, mas ela se coloca em suas paisagens por forças não possíveis de recepção nos currículos oficiais nas formas como ele se legitima.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Externo à Instituição - VÂNDINER RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 19/11/2021 10:18
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