Banca de QUALIFICAÇÃO: GILSON PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILSON PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR
DATA: 07/12/2021
LOCAL: Sala on-line do ECult no Mconf
TÍTULO: PENSAMENTO COMPUTACIONAL E EDUCAÇÃO ONLINE: aprendizagens em rede na Educação Básica
PALAVRAS-CHAVES: Pensamento computacional; Educação online; Pesquisa-formação na cibercultura
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

As discussões sobre a inclusão do pensamento computacional na educação de crianças e adolescentes têm crescido no mundo na tentativa de prepará-los para as transformações porvir com o digital. No Brasil, o debate tem se ampliado após as menções à temática na Base Nacional Comum Curricular de 2018, tanto no ensino fundamental quanto no médio. Assim, motivado pelo entendimento que essa habilidade contribuirá na formação de cidadãos para uma sociedade conectada em rede com tecnologias digitais programáveis e impactado pela emergência da pandemia de covid-19 que ocasionou a suspensão das atividades educacionais presenciais, no presente trabalho de tese de doutorado, narro e discuto a itinerância da minha pesquisa-formação na cibercultura para o desenvolvimento do pensamento computacional na educação online durante o ensino remoto emergencial. Tenho como objetivo na tese, compreender as expressões do pensamento computacional emergentes das (co)autorias dos alunos e das situações de aprendizagem em práticas on-line, pautadas nos princípios da educação online, durante o ensino remoto emergencial da disciplina de Introdução a Algoritmos do curso técnico em Redes de Computadores integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto. O estudo foi conduzido à luz dos pressupostos filosóficos/epistemológicos da complexidade (MORIN) e da multirreferencialidade (ARDOINO, MACEDO), no âmbito de uma pesquisa de abordagem qualitativa com o método da pesquisa-formação na cibercultura (SANTOS, MACEDO). A produção de dados envolveu a bricolagem de múltiplos dispositivos de pesquisa: o diários de campo, os registros audiovisuais dos encontros síncronos, as rodas de conversa, as autorias dos aprendentes (documentos, audiovisuais, artefatos e portfólio), além dos rastros de ações, interações e narrativas na ambiência computacional constituída por interfaces digitais e aplicativos (Google Meet, Google Sala de Aula, Google Forms, Whatsapp, YouTube, Scratch e Coogle). Os dados serão interpretados por meio das noções subsunçoras (MACEDO). Pretendo, ao final da pesquisa, sustentar a tese do desenvolvimento do pensamento computacional por meio de situações de aprendizagem em rede com práticas on-line pautadas nos princípios da educação online.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - ROSEMARY DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIANO GOMES PIMENTEL