Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍNTIA DE CÁSSIA MARCOLAN

DISCENTE: CÍNTIA DE CÁSSIA MARCOLAN
DATA: 17/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/eav-ireu-nbd
TÍTULO: As influências do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Política Pública de Formação de Professores. Saberes Docentes.

É imprescindível pensar na formação de professores além dos interlocutores atrelados à formação e atuação dos futuros docentes, interligando-a com as políticas de formação existentes. Atualmente no Brasil, está vigente a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo Decreto nº 8752, de 9 de maio de 2016, com o propósito de dispor os princípios e objetivos da formação docente no país, e de organizar programas e ações em parceria com os sistemas de ensino, de acordo com o Plano Nacional de Educação e com os planos dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Incluso nessa política está o Programa de Residência Pedagógica (PRP), implementado em 2018, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o qual, visa qualificar os cursos de formação docente a partir da imersão de licenciandos com 50% do curso concluído, ou que estejam cursando a partir do 5° período, em escolas de Educação Básica. Portanto, visando elucidar as contribuições e limitações do PRP relacionando a formação inicial aos saberes docentes para o campo das Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está sendo realizada essa pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, utilizando da análise bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada como instrumentos de pesquisa, combinadas a Análise Textual Discursiva. A pesquisa está em andamento, em conformidade com os princípios éticos de pesquisas realizadas com seres humanos, seguindo a resolução n.º 510, de 07 de abril de 2016.

Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo à Instituição - MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO

Notícia cadastrada em: 03/11/2021 15:16