Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA LYSS DE ALMEIDA BARRETO
DATA: 26/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA DIGITAL E ASSISTIVA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DURANTE A PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Pesquisa-ação colaborativo-crítica. Inclusão. Formação de professores.
PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Desde o início do ano de 2020, a pandemia da covid-19 colocou o mundonuma emergência de saúde pública, pois a Organização Mundial da Saúde reconheceu a gravidade da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Com o agravamento da situação, em vários países do mundo, incluindo o Brasil, foi necessário o distanciamento ou isolamento social comoestratégia para redução do ritmo de contágio da doença. Os sistemaseducacionais adotaram às aulas remotas, e os professores tiveram que seadaptar a nova situação. Este trabalho objetiva analisar uma experiência deformação de professores das salas de Atendimento Educacional Especializadono que se refere ao uso de tecnologias digitais e assistivas para as aulasremotas durante a pandemia da Covid-19. Para tanto, será utilizada ametodologia da pesquisa-ação colaborativo-crítica. A proposta foi umaformação voltada ao uso de tecnologias digitais e assistivas pensando nasnovas práticas de ensino, levando em conta a demanda dos professoresparticipantes dessa pesquisa. A formação foi realizada para todos osprofessores do Atendimento Educacional Especializado da rede Municipal dacidade de Nossa Senhora do Socorro/SE. Os encontros foram realizadosremotamente através de reuniões online utilizando um link de acesso de umaplataforma digital. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se asgravações dos encontros, diálogo do chat realizado no momento das reuniões,diário de campo, questionário inicial e final. Os dados serão analisados a partirda matriz histórico-cultural e estudos recentes sobre formação de professoresna perspectiva colaborativa.