Banca de DEFESA: DIANA VITURINO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANA VITURINO SANTOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pqw-spes-wsm
TÍTULO: UMA ANÁLISE DO ALINHAMENTO ENTRE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO NA PRÁTICA DE PROFESSORES (AS) ALFABETIZADORES (AS)
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização. Avaliação da aprendizagem. Alinhamento construtivo. Taxonomia SOLO.

Avaliações em larga escala apontam que, no Brasil, especialmente os estudantes de escolas públicas apresentam uma proficiência insatisfatória em leitura e escrita. Esses resultados provocam análises e debates no âmbito político, social e científico, acerca da qualidade da alfabetização ofertada pela escola pública brasileira. Buscam-se os fatores que podem estar associados ao desempenho acadêmico dos estudantes, a saber: aspectos extraescolares (familiares e socioeconômicos), paradigmas curriculares e metodológicos, adequação ou não da infraestrutura da escola e dos materiais utilizados na alfabetização, formação do (a) professor (a) alfabetizador (a), entre tantos outros aspectos. Esta tese, porém, lança luz aos efeitos da gestão matéria na fase da alfabetização. Propõe-se analisar a relação entre o grau de alinhamento do processo didático e os resultados da aprendizagem nesta etapa. Para tanto, recorreu-se ao modelo do Alinhamento Construtivo de John Biggs. Esse autor, de perspectiva neo-piagetiana, defende um alinhamento entre objetivos de aprendizagem, atividades de ensino-aprendizagem e tarefas avaliação como uma forma de garantir desempenhos satisfatórios. A amostra se compõe por docentes que lecionavam, no ano letivo de 2019, em turmas do 2º ano do ensino fundamental, em escolas da rede municipal de ensino de Aracaju/SE. Aplicou-se um questionário a 78 participantes (6,19% de todos os docentes atuantes na rede em 2019) e realizou-se uma análise de 104 provas escritas de língua portuguesa (680 questões, em total) elaboradas por professores da amostra. Utilizou-se como referencial teórico para a análise das questões a taxonomia cognitiva proposta no âmbito do modelo do Alinhamento Construtivo – Taxonomia SOLO. Para relacionar os resultados a respeito do alinhamento com o desempenho dos alunos de dado docente, recorreu-se ao resultado das turmas na avaliação diagnóstica aplicada pela Secretaria Municipal da Educação. Para medir a associação entre o alinhamento do processo didático e o desempenho em leitura e escrita utilizou-se o teste de correlação de Pearson. Os principais resultados da pesquisa são: O levantamento por meio do questionário indicou que em 10 processos didáticos analisados 54,5% das docentes apresentaram até 3 processos alinhados, 32,5% de 4 a 7 processos alinhados e 13,0% de 8 a 10 processos alinhados. A análise das provas escritas revelou que 84 % das questões correspondem ao previsto na BNCC. A análise estatística indicou que não houve, na amostra estudada, correlação entre o alinhamento do processo didático e o desempenho na alfabetização (r - 0,005, p> 0,06). A análise das questões das provas apontou uma prevalência (96%) de itens classificados nos níveis mais baixos do domínio cognitivo da Taxonomia (uniestrutural e multiestrutural). O que sugere um predomínio de práticas pedagógicas que conduzem para uma aprendizagem do tipo superficial. Tais resultados apontam a necessidade de elaboração de propostas de formação inicial e continuada que oportunizem as/os docentes ressignificar sua prática avaliativa.

Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI