Banca de DEFESA: ÂNGELA SALES ANDRADE DOS SANTOS

DISCENTE: ÂNGELA SALES ANDRADE DOS SANTOS
DATA: 30/08/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL QUILOMBOLA 27 DE MAIO: O (NÃO) LUGAR DAS ESPECIFICIDADES ÉTNICO-RACIAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS
PALAVRAS-CHAVES: projeto político-pedagógico; educação escolar quilombola; diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola; comunidade quilombola.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

O objetivo geral deste estudo é analisar se e de que forma os PPP (2019 e 2020) do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio abordam as especificidades étnico-raciais e histórico-culturais da comunidade quilombola Mocambo, considerando os seus contextos de elaboração e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Como objetivos específicos temos: discutir o contexto de elaboração dos PPP (2019 e 2020) e identificar se e de que forma os PPP abordam as especificidades étnico-raciais e histórico-culturais da comunidade quilombola Mocambo. A abordagem metodológica adotada foi a análise qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os instrumentos metodológicos utilizados foram fundamentalmente a análise documental, complementada com entrevistas e observações. Quanto ao contexto de elaboração do PPP (2019) observamos um cenário desfavorável nos âmbitos nacional e estadual, bem como na instituição escolar, quais sejam: o avanço da extrema direita no país e os ataques à educação pública; o não lugar da EEQ na Secretaria Estadual de Educação de Sergipe e a situação de irregularidade cadastral do colégio. Quanto ao PPP (2020), não foi muito diferente seu contexto de elaboração nos âmbitos nacional, estadual e institucional. Como mudanças significativas apontamos a insurgência, em meados de 2019, do Fórum de Educação Escolar Quilombola de Sergipe (FEEQS). O FEEQS foi criado a partir da articulação entre o Movimento Quilombola de Sergipe e o NEABI/UFS, trazendo diversas provocações que repercutiram na elaboração do PPP (2020). Com isso, observou-se, entre o PPP (2019) e o PPP (2020), alguns avanços, no que diz respeito à inserção das especificidades étnico-culturais. Diversos fatores contribuíram para que estes avanços não fossem tão significativos, tais como: ausência de formação continuada por parte da SEED/SE e situação de irregularidade cadastral do colégio, limitando a realização de algumas parcerias com o NEABI/UFS. Todos esses desafios são agravados com a pandemia da COVID-19. Por fim, destacamos o empenho da gestão escolar e das lideranças (jovens e adultas) na resolução destes desafios em prol de uma Educação Escolar Quilombola conforme os anseios da comunidade Mocambo.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - Gerson de Souza Mól