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Banca de DEFESA: HEVELY CATHARINE DOS ANJOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEVELY CATHARINE DOS ANJOS SANTOS
DATA: 30/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/vyg-jmwr-pmt
TÍTULO: Caminhos ideológicos da Política Municipal de Educação Ambiental: concretizações para a prática docente em escolas municipais de Aracaju-SE.
PALAVRAS-CHAVES: Dimensão Ambiental. Formação Docente. Políticas Públicas.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As políticas públicas de Educação Ambiental (EA) são indispensáveis para o enfrentamento da crise socioambiental, elas contribuem para a inserção desse processo educativo na realidade escolar e também nas comunidades nas quais essas escolas fazem parte. Dessa forma, essa pesquisa buscou analisar o potencial da Política Municipal de Educação Ambiental - PMEA (Lei nº. 3309/05) para a implementação da EA nas escolas municipais de Aracaju. Com isso, foram realizadas análises do texto da referida política pública buscando entender como as categorias EA e Sustentabilidade são definidas e/ou entendidas. Estas análises foram realizadas através da Análise Textual Discursiva (ATD). Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores da SEMED e também professores da rede municipal de Aracaju que realizaram projetos nos anos de 2019 ou 2020, relacionados com a dimensão socioambiental em suas escolas. As entrevistas buscaram investigar se estes conheciam a política em questão e quais os caminhos viáveis e factíveis para a inserção da dimensão socioambiental em sala de aula a partir da Lei nº. 3309/05. Para a análise destes dados lançamos mão também da ATD, visando compreender melhor as concepções encontradas no discurso dos professores articulando às abordadas na Lei n.º 3309/2005. Esperávamos que os professores conhecessem a lei em questão e que já tivessem experiências sobre as dificuldades e benefícios trazidos na implementação da EA em sala de aula, no entanto, nenhum dos professores entrevistados afirmou conhecer a política em questão. Identificadas as dificuldades, é imprescindível estimular a reflexão acerca das propostas oriundas da lei, e a partir disso incentivar outros professores a conhecer as políticas públicas de EA, pois é através da efetiva implementação das mesmas que pode-se desenvolver propostas de EA Crítica, transformadora e emancipatória, especialmente nos ambientes formais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - SINARA MARIA MOREIRA

Notícia cadastrada em: 13/08/2021 14:34
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