Banca de DEFESA: CÁSSIA MACHADO RIBEIRO DANTAS

DISCENTE: CÁSSIA MACHADO RIBEIRO DANTAS
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Plataforma Google meet
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) PARA A PRÁTICA REFLEXIVA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUESTÃO
PALAVRAS-CHAVES: CURSO DE PEDAGOGIA. ESTÁGIO SUPERVISIONADO. PROFESSORES(AS) REFLEXIVOS(AS).

A consideração da tríade formação, prática e saberes docentes é inerente para termos a percepção do Estágio Supervisionado como um dos mais importantes momentos experienciados pelos(as) futuros(as) professores(as), pois a prática docente, longe de ser um contêiner de conhecimentos científicos prontos/aplicados, é um espaço para a construção dos saberes docentes, e, nesse aspecto, formar para a prática reflexiva é, antes de mais nada, corroborar essa ideia, na qual repousa o desenvolvimento da competência-chave da reflexão na e sobre a ação docente. Nesse ínterim, a pesquisa teve como objetivo compreender como o Estágio Supervisionado contribui para a formação de professores(as) reflexivos(as). Para tanto, foi realizada pesquisa documental utilizando os seguintes documentos textuais/institucionais: projeto pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Professor José Aloísio de Campos (cidade de São Cristóvão), planos de ensino dos componentes curriculares de Estágio Supervisionado, bem como relatórios de estágio. Os dados foram analisados e interpretados à luz dos referenciais teóricos que fundamentam esta pesquisa. Com os resultados, foi possível inferir que o Estágio Supervisionado constitui-se em formação no contexto real – a escola – para a prática profissional/docente, caracterizada pela complexidade e pelo enfrentamento a esta, a qual está traduzida nos relatos dos(as) discentes-estagiários(as), e a construção dos saberes experienciais, bem como sua interação com o conhecimento teórico, ocorrem mediadas pelo mecanismo proposto de intervenção e análise das práticas, subsidiadas pelo processo de orientação e supervisão, e pela postura reflexiva e autônoma dos(as) próprios(as) estagiários(as).

Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Presidente - 151.117.505-25 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MONICA LOPES FOLENA ARAÚJO

Notícia cadastrada em: 11/08/2021 09:30