Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ NOIA SOUZA

DISCENTE: BEATRIZ NOIA SOUZA
DATA: 29/07/2021
LOCAL: meet.google.com/ozd-gbvn-cmo
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DE EFEITOS DE AULAS FISICAMENTE ATIVAS NO DESEMPENHO E NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DE INTERVENÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Aulas fisicamente ativas. Estratégias de avaliação. Instrumentos de avaliação.
ÁREA: Educação

Objeto: Trata-se de uma revisão sistemática de publicações científicas internacionais sobre estudos de intervenção em prol da dinamização do ensino. Primeiros resultados de pesquisas da área indicam benefícios em vários aspectos (saúde, cognição, desempenho/aprendizagem). Focaliza-se, nesta pesquisa, nas estratégias e nos instrumentos de avaliação aplicados para o acompanhamento dos resultados educacionais. Justificativa: No primeiro ano do estudo longitudinal Projeto ERGUER/Aracaju se mensurou o desempenho escolar dos alunos participantes em turmas de controle e intervenção por meio da média das notas obtidas em avaliações feitas pelas professoras em seis momentos do ano letivo. No ano seguinte aplicou-se um instrumento de avaliação externa no início e ao final do ano letivo. Resultados de pesquisas e revisões sistemáticas revelam que ambas as estratégias e os instrumentos ocultam fraquezas. Devido ao rigor científico exigido e a economia de recursos, recomenda-se aplicar instrumentos validados e confiáveis já existentes na área da pesquisa, caso possa servir para a finalidade do estudo. Objetivo: Busca-se, por isso, analisar as estratégias e os instrumentos de mensuração de efeitos de aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar na Língua Materna e Matemática. Especificamente: a) Descrever as características das pesquisas de intervenção; b) Sistematizar as estratégias de avaliação aplicadas; c) Identificar os instrumentos validados utilizados para medir os efeitos das aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem escolar. Metodologia: A revisão sistemática é de natureza quali-quantitativa. O levantamento está sendo realizado nas bases de dados internacionais: Education Resources Information Center (ERIC), PsycINFO, Web of Science (WoS) e PubMed por se tratar de bases de referência para os pesquisadores. Utiliza-se, como critério de inclusão, as publicações encontradas a partir de 1990. Resultados (esperados): Um levantamento preliminar conduziu a 5.160 publicações. Atualmente a pesquisa se encontra em fase de finalização da definição da estratégia de busca. A finalidade desta pesquisa é apoiar o Projeto ERGUER/Aracaju na definição das estratégias e dos seus instrumentos para mensuração dos efeitos das aulas fisicamente ativas no desempenho e na aprendizagem dos alunos. Com isso, espera-se também contribuir na formação de professores da educação básica porque essa se orienta em resultados de inovações pedagógicas que estejam cientificamente confirmadas (evidência empírica).

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Externo ao Programa - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1838211 - HEIKE SCHMITZ