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Banca de DEFESA: WILLIAN LIMA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN LIMA SANTOS
DATA: 08/06/2021
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/dfk-denb-cqn
TÍTULO: CENÁRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO INTERFACES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Cenários Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Prática Docente. Ensino Remoto Emergencial. Formação de Professores.
PÁGINAS: 149
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Diante dos avanços decorrentes da evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação(TDIC) e com o aperfeiçoamento da sociedade contemporânea informatizada e em rede, novoscenários de interação virtual e online surgem para aprimorar a comunicação. Esses cenáriosextrapolam os limites de sua criação e possibilitam utilidades para diversos fins, inclusiveeducacionais. A experiência empírica deste estudo ocorre no contexto da pandemia do NovoCoronavírus (COVID-19), em que o distanciamento físico trouxe à tona um novo modeloeducacional que buscou suprir algumas necessidades da Educação Básica, trata-se do EnsinoRemoto Emergencial. Levando-se em conta essas (re)configurações na educação, o presente estudoteve como principal objetivo compreender as práticas docentes desenvolvidas no campo daslinguagens durante o distanciamento físico, a partir dos Cenários Virtuais de Aprendizagem (CVA)utilizados no processo de Ensino Remoto Emergencial, em três escolas de Ensino Fundamental darede pública de Jeremoabo, no Nordeste do estado da Bahia. A pesquisa tem sua abordagemqualitativa com viés descritivo, cuja metodologia foi adaptada devido à pandemia. A coleta dedados ocorreu de forma virtualizada, assim se utilizou dos seguintes meios para a produção dedados: entrevista semiestruturada com oito professores realizadas através do aplicativo WhatsApp eanálise documental dos informes emitidos pelos órgãos municipais e estaduais de educação. Osdados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo na perspectiva deBardin (2016). Como resultado, a pesquisa apontou os cenários organizados pelos professoresdiante da prática docente virtualizada, bem como os desafios que foram enfrentados no processo deEnsino Remoto Emergencial. Mesmo diante da pouca participação e inclusão dos alunos nas aulasremotas, bem como da falta de preparação docente para o uso das TDIC, as práticas docentesvirtualizadas mais predominantes foram: gravação de videoaula, produção de podcasts,questionários online e compartilhamento de vídeos, fotos, músicas, além de atividades dos livrosdidáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS

Notícia cadastrada em: 24/05/2021 10:04
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