Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA APARECIDA ATAIDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIA APARECIDA ATAIDE
DATA: 26/05/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: OS ESTUDANTES DE MEDICINA E A RELAÇÃO COM O SABER: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E SABERES SOBRE SAÚDE-DOENÇA NA FORMAÇÃO MÉDICA
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o Saber. Estudante de Medicina. Processo saúde-doença.
ÁREA: Educação

A presente tese tem por objetivo compreender a formação do estudante de medicina e arelação com o saber. O desafio do ensino médico no século XXI consiste em ampliar ainterface entre a medicina técnica e o cuidado sensível, humano e integral. Na busca dessainterseção, considera-se como questão norteadora deste estudo compreender os sentidosatribuídos pelos estudantes de medicina sobre os conceitos de saúde-doença. Pretendemos, aodesvelar tais sentidos, ampliar a compreensão sobre a relação com o saber dos aprendizes demedicina sobre a doença e o doente em suas múltiplas dimensões. Esta pesquisa de cunhoqualitativo, descritiva e exploratória utilizará como aporte teórico-metodológico a Teoria daRelação com o Saber, de Bernard Charlot. Entendemos que a relação com o saber é um aporteimportante para a compreensão dos cenários múltiplos de aprendizagem no decurso daformação médica. No que tange à discussão sobre os processos de saúde-doença e formaçãomédica, nos apoiaremos nos estudos de Paim (2006), Almeida Filho, Andrade (2009), Arouca(2003), Becker (1961), Campos (1997), Luz (2013), Merhy (2002), entre outros. Utilizaremoscomo instrumento de coleta de dados um inventário de sentidos e uma entrevistasemiestruturada. Os atores da pesquisa serão os alunos de medicina da Universidade Federalde Sergipe (UFS). Desvelar os sentidos, significados e mobilizações do modo existencial doser médico e da medicina, como os saberes da medicina são legitimados no decorrer daformação existencial e acadêmica, são elementos do campo de investigação que essa tesebusca alçar. Consideramos que entender a relação com o saber do aluno de medicina em suasmúltiplas dimensões (epistêmica, identitária e social) pode ser fundamental para odesenvolvimento de saberes e ressignificação de conceitos que estejam afinados com práticasde atenção à saúde integral, humana, e de sentidos.

Externo à Instituição - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1153901 - ROSA AMELIA ANDRADE DANTAS
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA