Banca de DEFESA: RAUL FELIPE SILVA RODRIGUES

HORA: 9h
LOCAL: meet.google.com/ufm-gonj-ucr
TÍTULO: DIVERSIDADES NO JOGO DE INCLASSIFICAÇÃO DOS QUADRINHOS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Histórias em Quadrinhos. Gênero. Discurso. Educação.

O objetivo principal desta pesquisa, consiste em dar relevo aos sentidos de diversidade apartir da inclassificação de Histórias em Quadrinhos (HQs) do Programa NacionalBiblioteca na Escola (PNBE) e seus possíveis efeitos de construção do sujeito escolar.Sempre, tencionando nas brechas encontradas no interior dos próprios enunciados,possibilidades de celebração da diversidade. Aqui, a inclassificação dos quadrinhos sedá na potência problemática entre o endereçamento infanto-juvenil desse tipo de leiturae sua ausência de Classificação Indicativa – CI. Trata-se de uma pesquisa de naturezaqualitativa do tipo Estado da Arte, centrada nas possibilidades teórico-metodológicas dopós-estruturalismo e dos estudos culturais voltada para a produção cientifica da área deconhecimento sobre diversidade de gênero no campo da educação, A seleção de fontescentra-se em histórias em quadrinhos e a Classificação Indicativa em educação. Emsendo assim, utiliza as ferramentas e procedimentos metodológicos da análise deconteúdo de Bardin (1977) na investigação desses artefatos culturais. A fim decompreender, a partir dos recortes, como são construídos os núcleos de sentidos dasdiversidades e quais os efeitos da inclassificação nos quadrinhos. Por isso, na escritadesta dissertação são utilizadas metáforas de RPG – RolePlay Game. O principalargumento para as metáforas consiste no fato de que apenas os Livros de RPG, com ousem imagens, são obrigados a possuir classificação indicativa padronizada. Outrossim,para o Ministério da Justiça, órgão responsável pela CI, o conceito de obra audiovisualclassificável contempla as HQs, mas sua classificação não acontece. Dito isto, a análiseda diversidade a partir da problemática demonstra que há quadrinhos escolares que maisparecem endereçados ao público adulto, o que leva a crer que se trata de uma questão depráticas. Ao que parece, ao menos no contexto do PNBE, os enunciados quadrinistas sósão para crianças e adolescentes quando reproduzem determinados discursos sobrediversidade. Além disso, ao tratarem de diversidade, por vezes, desconsideram a relaçãointerseccional de entre categorias das diversidades de gênero, sexual, cultural, étnico-racial, religiosa e, especialmente, no caso da educação, com a diversidade geracional. Oque demonstra, no caso dos artefatos culturais analisados, a participação dainclassificação como uma estratégia exercida através de relações de poder naconstituição do sujeito escolar para a sociedade. Daí a urgência para que esses e outrosartefatos culturais pedagógicos sejam criticados, desconstruídos e problematizados.

Externo à Instituição - AMARO XAVIER BRAGA JÚNIOR
Presidente - 155.249.575-20 - MARIA HELENA SANTANA CRUZ
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA

Notícia cadastrada em: 19/05/2021 08:52