Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIS REGINA NUNES MOTA ARAUJO
DATA: 31/05/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: História social das infâncias residentes em Assentamentos Rurais do estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Infâncias do campo. Educação do campo. Assentamentos rurais. Cotidiano.

A presente pesquisa está em processo de investigação do cotidiano de vida e de escolaridade da infância do e no campo, dos assentamentos rurais do Estado de Sergipe. Para tanto, selecionou o Assentamento Fortaleza no município de Nossa Senhora da Glória/SE e Assentamento Jacaré Curituba no município Poço Redondo/SE. Tem como principal objetivo analisar o referido cotidiano através dos relatos de crianças, jovens e adultos que presenciaram e experienciaram o processo de fechamento da Escola Municipal Assentamen to Fortaleza/Nossa Senhora da Glória/SE. Para o Assentamento Jacaré Curituba/Município de Poço Redondo analisaremos a Escola Municipal Zumbi dos Palmares que acolheu as crianças do respectivo município que tiveram suas escolas fechadas. Na perspectiva de uma aproximação com os objetivos da pesquisa nos apropriamos da história do cotidiano de Agnes Heller com a pretensão de elaborar um estudo sobre o cotidiano da infância campesina dialogando com o passado presente dos sujeitos residentes em assentamentos rurais da Reforma Agrária. A pesquisa histórica apropriou-se dos instrumentos metodológicos como levantamento, catalogação e análise documental e entrevistas com sujeitos do campo e da política de implementação da nucleação das escolas que receberam as crianças dos Assentamentos. Nossa persp ectiva de análise busca formular um pensamento crítico a respeito do desmensurado processo de retirada de direito de educação para a infância do campo. Por esta razão, o estudo histórico da vida cotidiana formulado Heller (1970), acompanhado pelas análises históricas da sociedade capitalista apoiada em Chesneux (1995), da educação em Meszaros (2008) e da infância em Hermida (2020) Del Priore (2020) Ariès (1981) , possibilitaram compreender que a infância se constitui a partir das relações estabelecidas no tempo e no espaço, onde a vida se desenvolve em um contexto histórico, social e cultural. Portanto, exige muitas vezes, um cotidiano de fazeres, dizeres e saberes que se apresentam entre as vivências lúdicas e laborais in seridas em um universo de partilha nos trabalhos desenvolvidos junto com as famílias e a comunidade. Para a pesquisa histórica referente ao deslocamento das instituições escolares, buscamos analisar os decretos que foram apresentados pelas Prefeituras dos municípios pesquisados que apresentavam os procedimentos para o fechamento das escolas; os relatos das crianças, das famílias, dos gestores e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra também fortaleceram os dados coletados. Espera-se que este trabalho contribua para a qualidade da educação das populações residentes em assentamentos rurais na perspectiva da garantida do direito à educação e a escola para estas populações.

Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO