Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO MOTA DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO MOTA DE JESUS
DATA: 10/05/2021
LOCAL: A definir
TÍTULO: CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA EM ODONTOLOGIA: DO CONSULTÓRIO PARA AS AULAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1972 – 1979)
PALAVRAS-CHAVES: Dentista docente. Departamento de odontologia. Intelectuais. Universidade Federal de Sergipe.

Este estudo tem como objeto os professores dentistas do Curso de Odontologia daUniversidade Federal de Sergipe (UFS), bem como os alunos egressos do curso que setornaram professores do Departamento de Odontologia, entre os anos de 1972 e 1979. Trata-se de uma pesquisa histórica, de cunho bibliográfico e documental, na qual usamos comoforma de abordagem os pressupostos da História Cultural e Social. Nosso objetivo é analisaras trajetórias dos professores dentistas do Departamento de Odontologia da UniversidadeFederal de Sergipe (UFS) que atuaram entre os anos de 1972 e 1979. Para fundamentar estaescrita, utilizaremos os conceitos de campo na perspectiva de Pierre Bourdieu, o de intelectuale redes de sociabilidade apoiados nos escritos de Jean François Sirinelli. Com o intento decompor a trajetória dos personagens dessa pesquisa usamos a técnica da entrevista,amplamente utilizada pela História Oral, com aplicação de questionário com o intuito decolher e reunir dados biográficos dos professores em questão. Com base nos questionamentosque levantamos buscamos compreender: como esses dentistas ingressaram no campoeducacional e com qual interesse? Pensamos que a hipótese que está mais próxima de respostapara inquietação aqui proposta é que, eles ingressaram no campo educacional uma vez queeram os mais capacitados para tal, além de alguns deles já terem a docência como um objetivode vida, e o interesse no campo do ensino, se deu como uma forma de visibilidade social queo cargo poderia proporcionar.

Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - SILVANIA SANTANA COSTA