Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA
DATA: 10/05/2021
HORA: 14h
LOCAL: https://meet.google.com/eqb-nrqh-fzd
TÍTULO: SABERES EXPERIENCIAIS NA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: PROCESSOS DE AUTO, ECO E HETEROFORMAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagens experienciais. Formação de professores. Ensino de matemática. Pesquisa narrativa.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Esta pesquisa tem como centralidade as aprendizagens experienciais do professor de matemática na relação com o estudante no cotidiano escolar. A concepção de experiência, no referido estudo emerge das acontecências da escola e das histórias de vida dos estudantes, elementos basilares para a produção de saberes e práticas educativas que o docente produz nos processos de auto, eco e heteroformação. O objetivo que se pretende alcançar é compreender como as aprendizagens experienciais da docência em matemática emergem dos processos de auto, eco e heteroformação no cotidiano escolar. Neste sentido, do ponto de vista teórico metodológico, o estudo ancora-se na pesquisa qualitativa e fundamenta-se na abordagem da pesquisa narrativa caracterizada por se tratar de um processo de investigação que considera a interação entre o pessoal e o social, a partir da continuidade entre o passado, presente e futuro combinados a uma determinada situação. O estudo será desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Os colaboradores serão professores de matemática que atuam no Ensino Médio desta instituição e os dispositivos propostos são a observação e a entrevista narrativa. O modelo indicado para a realização da análise das narrativas é o compreensivo interpretativo segundo Ricouer (1996) pois procura tornar clara a relação existente entre aquilo que se pretende observar e as possíveis práticas de formação considerando que uma narrativa sempre possui uma essência de sentido que está marcada pela subjetividade do sujeito. Daí a ideia de uma narrativa ser única para um sujeito, ou seja, o reflexo de um momento, de uma experiência vivida. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam para as possíveis percepções de como a docência pode se configurar a partir das experiências formativas oportunizadas pelo chão da escola, principalmente na relação professor-aluno; a possibilidade de crescimento e de mudança no que tange ao ensino de matemática, a partir da oportunidade, por parte dos professores, de refletirem sobre suas próprias vidas e sobre as vidas dos alunos com quem interagem; o fortalecimento do conhecimento acadêmico e científico no campo dos estudos sobre a docência em matemática.

Presidente - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - AMÉRICO JUNIOR NUNES DA SILVA
Externo à Instituição - FABRICIO OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI