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Banca de DEFESA: MANUELLA DE ARAGAO PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELLA DE ARAGAO PIRES
DATA: 26/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Pedagogia; Docência; Gênero; Sexualidade.
PÁGINAS: 180
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nos últimos anos no Brasil, a forte influência de movimentos conservadores na construção das políticas públicas em educação tem gerado polêmicas no tocante à compreensão do que compete à escola e à família quanto à abordagem das questões de gênero e sexualidade. Esse quadro se reflete nas políticas curriculares de formação de professores, as quais, mediante jogo de forças, ora apresentam avanços quanto à abordagem desses assuntos, ora retrocessos. A inserção do debate acerca de gênero e sexualidade por parte dos cursos de licenciatura em pedagogia vislumbraria uma importante contribuição para a desnaturalização e problematização da homofobia, transfobia, misoginia e sexismo que marcam a sociedade, uma vez que na formação do/a educador/a tem-se oportunidade de refletir sobre crenças, valores e discursos heterocisnormativos. Sabendo-se que currículo é território em disputa, produz sujeitos e é também por eles produzido, esta pesquisa se propõe a analisar como os cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe têm construído suas propostas curriculares no tocante às questões de gênero e sexualidade; quais os lugares que gênero e sexualidade ocupam; qual a/o pedagoga/o se pretende formar nesses currículos quando se trata de gênero e sexualidade e para qual escola se quer formar. Para tanto, utiliza-se de abordagem qualitativa, sob perspectiva pós-estruturalista, com inspiração da análise do discurso foucaultiana. Como instrumentos metodológicos, adota-se a análise documental dos currículos e processos de reformulação curricular dos dois cursos de Pedagogia da UFS, o do campus de São Cristóvão e o do campus de Itabaiana, e entrevista semiestruturada com docentes e membros que compõem o Núcleo Docente Estruturante (NDE). A partir das análises, percebe-se que a inserção das discussões temáticas aqui pesquisadas no PPC de Pedagogia do campus de São Cristóvão é recente e ocorreu mediante exigência da Resolução CNE/CP nº 2/2015. Seu currículo tem base numa perspectiva crítica de educação com uma concepção de sujeito essencialista, fixa, unitária, e a/o pedagoga/o é visto/a como agente para a transformação social, perspectiva que consideramos não atender sozinha à complexidade da contemporaneidade. O curso de Pedagogia do campus Itabaiana discute a inserção de gênero e sexualidade em seu currículo antes de ela ser uma obrigatoriedade instituída por uma diretriz curricular nacional. Nesse campus, a proposta de reformulação modificou a perspectiva do PPC para uma vertente que consideramos mais próxima de uma inspiração pós-crítica, compreendendo o sujeito como construção histórica e cultural, o currículo como produtor de subjetividades e permeado por relações de poder, e as discussões sobre gênero e sexualidade passam a ser contempladas de forma significativa, demonstrando disposição em ampliar a problematização e compreensão da relação entre a educação e a complexidade social. Ao analisarmos os discursos presentes nos dois currículos de Pedagogia da UFS, refletimos que há por parte dos docentes concepções diversas de educação, gênero e sexualidade subjetivadas pelas políticas públicas identitárias neoliberais que buscam o consensual, normalizar e homogeneizar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO

Notícia cadastrada em: 22/03/2021 22:49
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