Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS LUAMM SANTOS FORMIGA BISPO
DATA: 26/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Pombal e o Ensino de Primeiras Letras
PALAVRAS-CHAVES: História da educação; Marquês de Pombal; Primeiras letras; Reformas pombalinas.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Este trabalho pretende compreender a legislação e a política pombalina no quetange ao ensino das primeiras letras, por sua constituição e prática, a partir de Pombal e deseus homens na ação comum que empreenderam, salientando que a instrução elementar estavacoordenada com a secundária, e esta com a superior. Valer-nos-emos da historiografia, demanuscritos e demais fontes documentais e legislativas, bem como de compêndios eperiódicos publicados no período. As fontes primárias - manuais e compêndios - ganhamdestaque na composição do estudo, formando um panegírico dos precursores das primeirasLetras, até, então, o Marquês de Pombal. O recorte cronológico selecionado se inicia em 1757com a publicação da Lei do Diretório, conhecida como Diretório dos Índios que institui oensino da língua Vernacular no país, e se encerra com a Lei Geral dos Estudos Menores,publicada em 15 de outubro de 1827, com escopo a criação de escolas de Primeiras Letras emtodo o território do Império.