A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAN LIMA SANTOS
DATA: 26/11/2020
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/pzc-wevi-vfr
TÍTULO: CENÁRIOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM COMO INTERFACES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cenários Virtuais de Aprendizagem. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Prática Docente.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Diante dos avanços decorrentes da evolução das tecnologias digitais, e consequentemente, o aperfeiçoamento da sociedade contemporânea informatizada, novos cenários de interação virtual surgem para aprimorar a comunicação. Contudo, extrapolam os limites de sua criação e podem ser utilizados para diversos fins, inclusive educacionais. Nesse sentido, o presente estudo teve como principal objetivo compreender a influência dos Cenários Virtuais de Aprendizagem como interfaces didático-pedagógicas no âmbito do Ensino Fundamental, considerando a emergente necessidade de inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação com foco no desenvolvimento da competência que aborda sobre a Cultura Digital, presente na BNCC (BRASIL, 2018). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com viés descritivo, que foi realizada a partir do contexto escolar de três instituições da rede pública do município de Jeremoabo, no Nordeste do estado da Bahia. Com o distanciamento físico causado pela pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), utilizou-se dos seguintes meios para a produção de dados: entrevista semiestruturada com professores realizadas através do aplicativo WhatsApp, bem como coleta e análise dos informes e decretos emitidos pelos órgãos municipais de educação da referida região. Espera-se como resultado apresentar os tipos de cenários virtuais que estão presentes nas práticas docentes virtualizadas dos professores jeremoabenses que atuam na área de linguagens; bem como apontar as principais dificuldades enfrentadas no processo de (re)adaptação da atuação docente em cenários virtuais diante do distanciamento físico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Externo à Instituição - DANIELA MELARÉ VIEIRA BARROS

Notícia cadastrada em: 17/11/2020 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf