Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SANTOS DA SILVA VENTURA

DISCENTE: JULIANA SANTOS DA SILVA VENTURA
DATA: 27/11/2020
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE CANAPI/AL.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Formação Docente. Meio Ambiente.
SUBÁREA: Currículo

Esta dissertação aborda a Educação Ambiental (EA) no contexto escolar do município de Canapi/AL, tendo como objetivo geral compreender as concepções de EA dos professores que atuam na rede pública de ensino do referido município, levando em consideração a realidade local e os desafios que permeiam a escola pública. Sob o ponto de vista teórico e prático, não apenas para a pesquisa em questão, mas para fornecer subsídios que nos permitam um olhar mais abrangente acerca da EA, o presente estudo desenvolve-se como uma investigação de cunho qualitativo, buscando compreender o trabalho dos educadores e olhar que os mesmos têm sobre essa área. Nesse contexto, trata-se de um estudo de caso desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada, cuja amostra é composta por participantes docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) da rede pública de ensino do município em questão. Para essa análise, com base no referencial teórico e a partir das informações produzidas, investiga-se o perfil e a formação do professor, a prática pedagógica a partir de suas narrativas e as concepções sobre meio ambiente e EA. Sendo assim, para a análise dos dados obtidos, foi adotada a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Nas últimas décadas, com o compromisso de promover mudanças de valores, comportamentos e atitudes para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável, a EA que é um elemento essencial da educação e deve ser trabalhada tanto no âmbito formal quanto informal, tem se demonstrado como um caminho importante no enfrentamento da atual crise ambiental e na adequação da relação homem-natureza. Nesse sentido, torna-se relevante entender como o indivíduo concebe a EA, compreendendo também a maneira com a qual ele interage, interfere e transforma o meio ambiente. Assim, reconhecendo os diversos contextos possíveis para a realização da EA, espera-se que os resultados obtidos nessa pesquisa, indiquem quais são as concepções dos professores em relação a EA e, sejam importantes instrumentos de análises de como as ações em EA estão sendo desenvolvidas na rede pública de ensino de Canapi/AL.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Externo à Instituição - DENSON ANDRE PEREIRA DA SILVA

Notícia cadastrada em: 09/11/2020 08:20